[ editar artigo]

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

Por Lênia Luz

Hoje, dia 19.11.2015, nós, mulheres empreendedoras temos mais um motivo para celebrar. Com o intuito de apoiar, empoderar e inspirar mulheres e a todos que se dedicam a tornar o mundo um lugar melhor para as mulheres e meninas, a ONU lançou em 2014, o dia mundial do Empreendedorismo Feminino em Nova York. Dentro da página oficial do  Womens Day você poderá conhecer mais sobre este projeto mundial.

Nós, do Empreendedorismo Rosa, inspiramos, realizamos e empreendemos e dentro desta proposta temos apoiado muitas mulheres em suas caminhadas empreendedoras. Através de nosso conteúdo, construído de maneira especial e exclusiva por nossos colunistas, buscamos inspirar, informar e motivar mais e mais o empreendedorismo em nosso País. Com ações presenciais fomentamos o networking, o crescimento e nascimento de novos empreendimentos e com isso o empoderamento feminino se fortalece nesta cosntrução de rede de negócios e também solidária, entre mulheres que se ajudam mutuamente.

Fonte: Empreendedorismo Rosa

Nem tudo são ROSAS. Este ano o Brasil caiu no ranking global de empreendedorismo feminino, seegundo a pesquisa Female Entrepreneurship Index, o país regrediu quatro posições em novos produtos, uso de tecnologia e internacionalização.

A pesquisa avalia 33 aspectos econômicos e sociais, como igualdade de gêneros, absorção de tecnologia, liderança feminina e aceitação ao risco. Os países, então, ganham notas de 0 a 100 - que indicam a recepção das nações às empresas de mulheres. O Brasil recebeu 31,1 pontos; Os Estados Unidos, 82,9; e o último colocado, o Paquistão, 15,2.

Segundo Ainsley Lloyd, uma das autoras do Female Entrepreneurship Index, também houve um declínio no número de mulheres abrindo novas empresas. “Somando tudo, eu diria que as empreendedoras brasileiras estão tendo maior aversão ao risco e não estão explorando novos mercados, investindo em novas tecnologias ou tomando riscos com novos produtos”, disse Ainsley, em entrevista à Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Na América Latina, o Brasil aparece entre os últimos cinco colocados – à frente apenas de El Savador, Bolívia, Venezuela e Guatemala. O Chile ocupa o topo do ranking latino-americano e o 15º lugar na lista global.

A pesquisadora aponta, contudo, que alguns aspectos melhoraram no Brasil na comparação com 2014. Houve um aumento na porcentagem de mulheres com maior nível de estudo e também no de negócios com potencial alto de crescimento – chamados de “business gazelles”. “Esses dois indicadores apontam que investimento em capital humano pode reverter a perfomance do Brasil”, afirma Ainsley.

Porém mesmo com estes números, vale lembrar que cresce no Brasil, o número de mulheres que querem ter o seu próprio negócio. Das cerca de seis milhões de micro e pequenas empresas existentes, 35% são lideradas por mulheres. No entanto, entre os novos negócios, a participação das mulheres chega a 49,6%, segundo dados do Sebrae. Outro dado que nos deixa muito motivadas é sabermos que negócios liderados por mulheres possuem uma taxa de sobrevivência maior.

Nossas habilidades somadas ao nosso desejo de fazer acontecer, vem fazendo diferença no mundo. E como presente, para você, que nos acompanha compartilho um documento criado pelo Empreendedorismo Rosa em 2012 e que faz todo sentido após os nossos 3 anos de vida e muito empreender.

Compartilhe com outras mulheres os 10 Princípios da Mulher Empreendedora, segundo o Empreendedorismo Rosa, e faça a diferença onde você está!

  • Ter fé acima de tudo;
  • Amar a si mesma em primeiro lugar;
  • Praticar diariamente a generosidade;
  • Saber receber críticas construtivas;
  • Elogiar sempre que houver oportunidade;
  • Praticar uma atividade física constantemente;
  • Valorizar sua imagem através de cuidados com a saúde e a imagem pessoal;
  • Direcionar sua carreira apoiada em seus valores éticos e morais;
  • Compartilhar o seu conhecimento com o maior número de pessoas;
  • Amar e sempre valorizar as pessoas.
  •  

    Empreendedorismo Rosa
    Empreendedorismo Rosa
    Empreendedorismo Rosa Seguir

    Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

    Ler matéria completa
    Indicados para você