[ editar artigo]

10 Projetos que fazem a diferença no País

No Fórum Mundial de Negócios Sociais conhecemos 10 projetos sociais incríveis, que concorreram ao prêmio Peoples Choice Award, em que o público pode votar no projeto que mais gostou pela internet, lá mesmo no Fórum. O resultado foi anunciado no encerramento do evento, e o grande vencedor foi o projeto MATERIA BRASIL.

Fonte das imagens: Empreendedorismo Rosa

Conheça abaixo um pouco da história desses projetos que têm um impacto social maravilhoso em nosso País.

MATERIA BRASIL – THIAGO MAIA
www.materiabrasil.com
Nós somos um centro de informações em inovação e economia consciente. Reunimos um acervo de materiais e produtos responsáveis fabricados prioritariamente no Brasil. Divulgamos informações preciosas para encantar quem está desenhando uma ideia, fomentando a construção de valores para uma economia mais sustentável. Queremos mostrar que existe a possibilidade de projetar algo pensando nos limites biofísicos do planeta e na contribuição social. Somos uma ponte entre materiais menos impactantes e a pesquisa e desenvolvimento, com foco em inovação. Nascemos de um sonho coletivo da Fibra e da Sistema Ambiental: mostrar que é possível acolher novas maneiras de produção, criando espaço para protagonizarmos a mudança que queremos no mundo.

AOKA – DANIEL COTRUCCI
www.aoka.com.br
Operadora de turismo brasileira com preocupação socioambiental, focada em conectar realidades diferentes para expandir a consciência de todos os envolvidos. Tem um relacionamento profundo com diversas comunidades ao redor do mundo, no Brasil: indígenas, urbanas, quilombolas, caiçaras, ribeirinhas e rurais. Seleciona sua equipe, fornecedores e parceiros baseado no comercio justo e na transparência.

BEM TV – MARCIA CORREA E CASTRO
www.bemtv.org.br
Trabalha a comunicação e a educação para comprometer jovens com a construção de uma sociedade solidária. Linhas de Ação:
Comunicação e Educação : Elabora, executa, sistematiza e dissemina processos pedagógicos voltados para jovens usando a comunicação como metodologia.
Integração com a Escola Pública: Atua na promoção do intercâmbio de conhecimentos entre a sociedade civil organizada e as escolas, visando o aprimoramento das políticas públicas de educação.

GASTROMOTIVA – DAVID HERTZ
www.gastromotiva.org
A Gastromotiva é o primeiro negócio social gastronômico do Brasil reconhecido por transformar pessoas e relações através da gastronomia ao criar oportunidades que geram educação e renda para comunidades.
Capacitação: Formação em gastronomia e cidadania com oportunidade no Mercado de trabalho gastronômico
Consultorias gastronomicas: Treinamentos, aulas e palestras com foco em gastronomia sustentável
Produtos Gastromotiva

INCORES – TANYA ANDRADE
www.incores.org.br
O Instituto de Co-responsabilidade para Educação e Saúde - INCORES é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, brasileira, com sede em Salvador, que atua na inclusão de jovens no mercado de trabalho através da capacitação profissional. Trabalha especificamente identificando e capacitando candidatos em comunidades carentes para serem aprendizes em empresas.

REDE DE SEMENTES DO XINGU – RODRIGO JUNQUEIRA
www.sementesdoxingu.org.br
A Rede de Sementes do Xingu busca prover, através de trocas e encomendas, sementes de árvores e outras plantas nativas da região do Xingu, Araguaia e Teles Pires, além de promover os conhecimentos locais sobre uso e recuperação das florestas e cerrados do Mato Grosso.
A Rede se propõe a realizar um processo continuado de formação de coletores de sementes nas cabeceiras do rio Xingu, para disponibilizarem sementes da flora regional na quantidade e com a qualidade que o mercado demanda; formar uma plataforma de troca e comercialização de sementes; valorizar a floresta nativa e seus usos culturais diversos, gerar renda para agricultores familiares e comunidades indígenas e servir como um canal de comunicação e intercâmbio entre coletores de sementes, viveiros, proprietários rurais e outros interessados.
Para adquirir sementes da Rede, é necessário fazer sua encomenda através do site. Os núcleos de coleta vão entrar em contato para combinar a entrega e a forma de pagamento.

PROJETO PIABANHA – THIAGO BERRIEL
www.projetopiabanha.blogspot.com.br
Missão Social: Para preservar o meio ambiente local, proteger espécies raras de peixes nativos, e sensibilização para as questões de sustentabilidade local, entre um público mais amplo através da educação, da política e pesquisa.
Desafio Social: Há 148 espécies de peixes que vivem no Paraíba do Sul de drenagem da bacia hidrográfica, quatro dos quais são espécies ameaçadas de extinção, incluindo o "Piabanha" peixe. Devido a falta de informação e da necessidade econômica, os membros do rio comunidades de peixes das espécies ameaçadas de extinção e outras, ainda impedir a continuidade de todas as espécies do rio.

SOLAR EAR – HOWARD WEINSTEIN
www.solarear.com.br
O Projeto Solar Ear desenvolve aparelhos auditivos digitais recarregáveis. A montagem dos aparelhos auditivos e do carregador solar de baterias é realizado por jovens surdos brasileiros, com colaboração técnica de jovens surdos da África, onde o projeto já foi desenvolvido com êxito.
Por meio do desenvolvimento de tecnologias e da geração de empregos, programas de capacitação e de educação para surdos, esse projeto criou um empreendimento profissional sustentável, bem como afetou a visão da sociedade civil sobre as habilidades das pessoas com deficiências. O projeto contratou adultos surdos. Os aparelhos auditivos montados no Brasil são os primeiros aparelhos auditivos digitais recarregáveis. Tal tecnologia encontra-se dentro dos padrões da OMS e inclui o carregador e as baterias recarregáveis com vida útil entre 2 e 3 anos. Esse projeto ajuda crianças e jovens em situação de desvantagem social na América Latina abrindo o caminho para que freqüentem uma escola e tenham acesso à educação. O artigo 26 da Carta sobre os Direitos Humanos afirma que “todos têm direito à educação”. O projeto também capacita e educa funcionários surdos. Esses empregados encorajam outros surdos não empregados ou alunos desempregados em sua região.

SOLIDARIUM – TIAGO DALVI
www.solidarium.net
Uma plataforma online onde artesãos de todo o Brasil poderão se conectar com consumidores de todo o planeta. Criamos o ambiente perfeito para os artesãos desenvolverem seus negócios. Para a Solidarium, esta nova plataforma é muito mais do que um site de venda de artesanato, a empresa quer criar um verdadeiro movimento para combater a pobreza promovendo o acesso a mercado.

TEM QUEM QUEIRA – ADRIANA GRYNER
www.temquemqueira.com.br
Somos uma empresa social que promove uma chance a quem precisa, capacitando e gerando renda a partir da produção de peças com design arrojado, feitas do reaproveitamento de lonas vinílicas de publicidade e ações promocionais. Inauguramos nossa primeira oficina em 2008, na Penitenciária Vieira Ferreira Neto (em Niterói), trabalhando com detentos em regime fechado. Três anos depois, com o patrocínio da Embratel e incentivados pela Lei do ICMS, inauguramos outra unidade de produção, no Centro do Rio de Janeiro, empregando detentos beneficiados com a progressão de pena. Ainda em 2011, abrimos a terceira unidade com o patrocínio da Bradesco Seguros, no Morro do Turano, uma comunidade pacificada no Rio Comprido, Zona Norte carioca. Nossas 3 oficinas produzem juntas, em média, 3 mil peças por mês, retirando de circulação mais de 4.000 m2 de lonas mensais e empregando cerca de 40 pessoas.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você