[ editar artigo]

1ª Edição da Ciranda Literária

No último dia 20 de março, tivemos a 1ª edição da Ciranda Literária em Curitiba. Um evento inspirador fruto da parceria entre o Empreendedorismo Rosa e Circulê, das sócias Maria Augusta Sebastiani Ribas e Paola Gulin.

A ideia da Ciranda é promover, estimular, inspirar a leitura e a troca de livros que tenham um significado especial para as pessoas. Cada uma delas levou um livro com dedicatória e o disponibilizou para a troca entre os participantes.

Neste primeiro encontro, pROSEAMOS sobre o livro “Retrato de Família”, da autora Adelina Clara Hess de Souza, matriarca, idealizadora e fundadora da camisaria DUDALINA. O espírito empreendedor da empresária foi descoberto aos 14 anos, quando começou a ajudar no armazém de secos e molhados dos pais. Depois que conheceu o marido Duda, a ideia se estendeu para a casa. Foram os dois que deram origem à empresa em 1957, em Luís Alves. Juntaram os dois nomes para formar a grande empresa Dudalina, que hoje é conhecida em 55 países.

A empresa surgiu do amor dos dois e de uma máquina de costura. Ao ver um lote abandonado de tecidos que estava encalhando nos estoques, Adelina viu a oportunidade de transformar o material em camisas.

O espaço da fábrica em Luís Alves ficou pequeno diante de tantos pedidos. Mudaram-se para Blumenau. Depois que a empresa inaugurou a nova sede no bairro Fortaleza, em 1984, Adelina se afastou dos negócios, deixando a administração nas mãos dos filhos. Mas ela nunca deixou de acompanhar a evolução da empresa. Para isso, passou a integrar o Conselho de Administração da Dudalina.

Tivemos 12 cirandeiras que participaram do debate, buscando refletir sobre a trajetória e os pilares do empreender da D. Adelina, uma mulher empreendedora muito à frente do seu tempo.

O encontro foi realizado no espaço superaconhegante da Arca – Aliança Criativa, dos parceiros Patrick Sasson e David Paradise, e contou com um café maravilhoso da parceira Mirian Piazza - Achefchic. A noite foi ainda brindada com os espumantes DOC DUO e tudo bem registrado pela parceira Milena da Areté Fotografias.

O próximo encontro já está definido e contará com o escritor e parceiro Júlio Lussari. Em breve indicaremos o e-book do autor para que possam ler antes do encontro.

Fiquem ligados na nossa agenda!

Um grande abraço e até a próxima Ciranda!

Vânia Oliva e Lênia Luz

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você