[ editar artigo]

5 diferenças entre incubadora e aceleradora

Por Maria Augusta Sebastiani Ribas

Para quem está abrindo uma startup e tem dúvidas sobre as principais diferenças entre incubadora e aceleradora e suas vantagens, aqui vão algumas dicas e esclarecimentos.

Arte da imagem: Priscila Tescaro Consultoria em Comunicação

Diferença 1: Entidade privada X pública
Segundo a Maure Pessanha, que é diretora-executiva da aceleradora Artemisia, o conceito de incubadora nasceu no âmbito acadêmico e governamental. A aceleradora é normalmente uma entidade privada.

Diferença 2: Tipo de negócio em que cada uma atua
A incubadora transforma ciência em negócios, já as aceleradoras procuram negócios mais estabelecidos e que estejam em um estágio um pouco mais avançado.

Diferença 3: Objetivos da aceleradora e da incubadora
A união de uma aceleradora com uma startup visa ao lucro como objetivo e existe uma cobrança muito maior de resultados. Na incubadora, o ritmo é menos acelerado, pois muitas vezes ela não tem fins lucrativos.

Diferença 4: Associação e participação da startup
As aceleradoras associadas a uma startup normalmente acabam tendo uma participação na empresa de 5 a 20%. No caso das incubadoras, essa participação pode acontecer, porém, isso não é comum e a fatia é ainda menor.

Diferença 5: Investimento
Em contrapartida, a aceleradora oferece aporte financeiro e ajuda a captar investidores. A incubadora apenas auxilia no preparo para receber investimentos de outras entidades.

O que você achou, depois de conhecer essas diferenças? A sua startup se encaixaria em qual tipo de programa? Acredito que os dois casos são muito válidos, basta perceber as oportunidades e conhecer as vantagens que cada uma oferece para o seu negócio. A incubadora muitas vezes tem um melhor aproveitamente quando a ideia ainda está no papel e a aceleradora quando a empresa já está desenvolvida e quer expandir.

Vale lembrar que as duas têm o mesmo objetivo final, que é fazer o seu negócio acontecer, expandir e virar um grande sucesso. A principal diferença entre as duas é como isso será feito e em qual ritmo.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você