[ editar artigo]

5 maneiras de se tornar um líder global

Eu tenho um hábito de ler artigos e notícias internacionais em inglês sempre que possível. Após ler alguns artigos sobre liderança, percebi que o mercado estrangeiro atribui ao domínio da língua estrangeira um papel definitivo na formação de um líder global. Nem todo mundo cresce em países com cultura poliglota, porém você pode se tornar um desses líderes através de uma decisão consciente sobre quais habilidades precisa desenvolver. Observei algumas dicas em comum compartilhadas por diversos líderes globais de empresas proeminentes no mercado, no que diz respeito a questão do domínio de novos idiomas. Atenção para estas dicas:

Fonte de Imagem: Google

1 – Aprenda uma nova língua

Já é de conhecimento geral que apesar do grande potencial que o Mandarin possui, a língua inglesa é a principal língua para negócios a nível mundial. Se você ainda não a domina, não perca mais tempo. Assine sites que mandam dicas diárias, estude por conta própria, contrate um professor que vá até você, fale em inglês com colegas e familiares, enfim, torne-se íntimo e natural no idioma. Isso pode te abrir muitas portas quando você menos esperar.

2 – Assista ou leia noticiários internacionais

Graças à internet não precisamos nos prender ao noticiário local ou a aquela meia horinha que você consegue parar na frente da TV para saber o que acontece pelo mundo. Online é possível encontrar noticiários em inglês sobre o Japão, Alemanha, Inglaterra e muito mais. Essa é uma maneira de entender o que tem acontecido de relevante no mundo e qual o impacto que isso terá no Brasil e nas relações internacionais.

3 – Faça amigos estrangeiros

Você não precisa morar fora para ter uma boa rede de contatos internacionais. Graças à globalização, muitas empresas possuem funcionários estrangeiros, enviam seus funcionários para cursos no exterior e conectam departamentos em países diferentes com departamentos brasileiros através da sua rede interna. Você tem a sua própria empresa? Já pensou em contratar um estrangeiro para estagiar na sua empresa? Há muitas empresas que buscam colocações para estagiários no Brasil. Essa pode ser uma forma de abrir um leque de possibilidades para você e o seu negócio. Sempre que possível, convide seu colega ou estagiário estrangeiro para um almoço ou happy hour e troque ideias com ele, converse sobre a cultura do seu país e aprenda mais sobre o dele.

4 – Entenda os aspectos globais da sua empresa

Será que um distribuidor estrangeiro pode trazer materiais diversificados ou com melhor preço para a sua empresa? Será que você pode oferecer algo diferenciado para empresas estrangeiras? Pesquise, informe-se e busque oportunidades para tornar o seu negócio mais global e menos local. O Brasil está em evidência no exterior e como já mencionei em um artigo anterior, existem executivos aprendendo o português para estabelecer uma melhor comunicação com empresas nacionais. Não perca tempo e investigue as suas possibilidades. Será que você não conhece alguém que poderia estabelecer uma ponte entre a sua empresa e uma empresa estrangeira e ajudar nesse processo?

5 – Tire férias internacionais

Muitos destinos nacionais são tão valorizados atualmente, que é possível gastar quase o mesmo valor ou até mais do que uma viagem para o exterior. Uma viagem internacional bem planejada pode render frutos interessantes para quem viaja, tanto em nível cultural, quanto no que se refere aos negócios. Pesquise amplamente os negócios relacionados ao seu, examine a possibilidade de parcerias, de fornecedores locais de lá e faça a sua viagem valer mais ainda. Torne-se global!

 

Débora Carvalho é fundadora da Fluency School. Formada em Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal, leciona inglês e português para todas as faixas etárias, para objetivos diversos, trabalha como tradutora e intérprete. Está sempre em busca da fluência no inglês e aperfeiçoamento do ensino da língua através de cursos de especialização dentro e fora do Brasil ao longo de 17 anos atuando na área. Estuda inglês desde os 8 anos, pois queria entender as letras das músicas estrangeiras que sua mãe ouvia. Sempre se interessou por empreendedorismo feminino e a posicionamento da mulher no mundo dos negócios.

A Fluency School é uma escola cujo foco é oferecer para os alunos uma forma dinâmica e eficaz de aprender idiomas. O nosso diferencial é oferecer profissionais qualificados com cursos na área de educação In Company ou residências dos alunos. Temos ainda aulas via Skype para alunos que não possuem disponibilidade ou interesse em frequentar aulas presenciais.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você