[ editar artigo]

A beleza do caos

Por Mara Gabrilli

Em grandes cidades como São Paulo, em que o trânsito está entre os 10 piores do mundo, não é difícil se irritar sem mesmo ter chegado ao meio do dia. Na verdade, é fácil surtar antes de chegar ao trabalho. Independente de como você vá, condução própria ou transporte público, o segredo é preparar um repertório de coisas boas a se fazer, colocá-lo na cabeça e seguir o caminho mentalizando sua lista de favoritos: músicas, histórias, conversas, paisagens...

Sem querer bancar a Pollyanna e pedir para que você declame poemas em meio ao congestionamento, mas, antes de surtar, busque outras maneiras de externar a pressa, a irritação e a vontade de chegar em casa mais cedo. Faça isso de uma forma que não agrida você, nem as pessoas ao seu redor. Tente mudar o planejamento de sua rotina para encontrar novas sensações - mais agradáveis e menos estressantes.

Fonte: Google

A música pode ser um ótimo exercício para relaxar em situações de puro stress. É uma terapia barata, pois não requer muito dinheiro para se comprar um radinho e um fone, caso você esteja em um transporte coletivo - afinal, não é legal compartilhar à força seu gosto musical com outras pessoas! Adoro ouvir as mais variadas canções, mas prestar a atenção nas letras é ótima tática não só para se desligar do ambiente caótico, mas para desenvolver seu raciocínio para a compreensão do que é menos lógico e mais abstrato. É incrível descobrir poesia onde tudo não lhe passava de uma frase decorada e fácil aos seus ouvidos.

A leitura é mais uma saída mestre para o relaxamento. Além de abrir horizontes, ela te transporta para bem longe do metrô ou do ônibus lotados. Ao abrir um livro, abrem-se novas percepções, conhecimentos, vidas. Uma boa leitura te alimenta a alma, preenche a mente e fecha seus ouvidos para o inconveniente do dia a dia barulhento. Acredite, com bons livros, dá para escapar de conversas chatas que rolam ao seu lado, da buzina, da sirene, do megafone, das vozes dos centros comercias. A não ser que você goste do barulho das cidades, se entregue a uma boa história.

Outra saída emergencial, porém deliciosa é curtir a paisagem de cada dia. Para muita gente, o trajeto para o caminho de casa pode parecer tedioso de se observar. Mas, não será assim se você trocar o caminho ao menos uma vez por semana. Se você se prometer olhar mais detalhadamente para o seu redor, a mudança de olhar ocorre. Sua visão fica mais aguçada e você ganha repertório para analisar lugares diferentes quando de fato estiver neles.

Ao fim de nossa viagem, uma última recomendação: se o que te incomoda é o outro, respire. Respire fundo, mas respire com vontade! Você encontrará vida em si mesmo e vai perceber que seu corpo e mente não foram feitos para receber descargas de raiva e impaciência, tampouco que você deve ser o condutor de toda essa negatividade. Pense que você merece coisa melhor. Vire-se. Um belo dia está só começando e pessoas mais cordiais hão de surgir. Sua atitude as colocará em seu caminho.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você