[ editar artigo]

A importância da troca de experiências

Por Priscila Tescaro

Há alguns dias estive reunida com um grupo de empreendedoras para uma palestra em Novo Hamburgo, cidade há 1 hora de Porto Alegre, onde moro. Fui convidada para falar sobre Marketing de Relacionamento para Empreendedores. Além da felicidade extrema pelo convite, também bateu uma sensação de “será que vou dar conta?”. A gente tem esse péssimo hábito de sempre olhar os defeitos, o negativo e deixar para os outros enxergarem o que temos de bom, o quanto podemos contribuir.

Passadas as sensações iniciais do convite, comecei a preparar minha palestra. E, conforme eu ia colocando o conteúdo no Power Point, novas ideias iam surgindo. Mais e mais eu ia escrevendo e querendo contar e compartilhar. Como era uma palestra para quem tinha um negócio ou estava pensando em iniciar um, o conteúdo precisava ser o mais direto e objetivo possível para, não apenas facilitar o entendimento de todos - afinal, ninguém é obrigado a saber tudo de tudo - e também deixar uma mensagem. Eu queria ensinar um pouco daquilo que eu sabia na área de Marketing de Relacionamento. E sabe que eu consegui? No final do evento, troquei cartões com várias mulheres e ouvi comentários elogiosos de que as dicas que passei foram muito úteis para elas.

Fonte da imagem: Cristânia Kramatschek

A sensação de alívio foi boa - falar em público ainda é algo novo para mim - mas o sentimento de prazer por compartilhar o que sei foi infinitamente maior. Assim como eu tento fazer aqui, em meus artigos no Empreendedorismo Rosa, no meu blog, na minha Fan Page, foi o que fiz na palestra. Dar um pouco do meu conhecimento para ver o negócio de outras pessoas crescer e prosperar. E o bom dessa troca é que eu também aprendi com aquele grupo de cerca de 30 mulheres. A palestra, que transformou-se em um delicioso bate-papo, só confirmou aquilo que acredito: compartilhar seu conhecimento reforça a certeza que você domina um tema, um assunto.

E você, o que está fazendo para compartilhar seu conhecimento e ser uma expert na sua área? No meu último texto aqui no Empreendedorismo Rosa dou algumas dicas que podem lhe ajudar a começar.

PS: O arquivo da apresentação está disponível para visualização neste link.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você