[ editar artigo]

Afinal, quem é você?

Por Regiane Rezende

Recentemente, gravei um vídeo para um congresso online e o meu tema era exatamente o deste artigo “Afinal, quem é você? O poder do autoconhecimento”.

Muitas vezes, quando não sabemos para onde ir, o que fazer e com o que trabalhar, parece que entramos em um túnel escuro, sem saída, sem uma luzinha sequer aparecendo no final para nos dar uma direção. Muitas de nós não acham forças para caminhar sozinhas e procurar a saída desse túnel. Parece que ficamos o tempo todo girando, girando, girando e não saímos do lugar. É, amiga, acontece e já aconteceu comigo também, mas não se preocupe, existe uma “luz no fim do túnel”.

Fonte de Imagem: Desafio Iniciante

Quero começar aqui uma série, ainda não sei ainda de quantos artigos, sobre o autoconhecimento, com dicas, exercícios, puxões de orelhas com amor , claro!

Bom, vamos lá: o que é autoconhecimento? Por que ele é importante? Para que serve?

O autoconhecimento é, ao pé da letra, conhecer a si mesmo. Conhecer a si mesmo e não se autorrotular, isso é, sou chata mesmo, eu nasci assim, vou crescer assim, vou ser sempre assim, vou morrer assim e blá-blá-blá, e não fazer nada para ser uma pessoa melhor. Autoconhecimento é a forma de descobrir onde estão as suas forças, onde estão suas qualidades, onde estão também as suas fraquezas, onde estão seus defeitos. Em relação ao seu mundo, às suas crenças, à sua cultura, ao que você foi exposto como verdade e como mentira durante toda a sua vida, e você é que vai decidir o que fazer com tudo que irá descobrir. O autoconhecimento é importante primeiramente para que você tenha controle emocional sobre si, evitando sentimentos de baixa autoestima, ansiedade, frustração etc. Ele ajuda no equilíbrio da sua vida como um todo.

Vamos agora fazer um exercício. Pegue papel, caneta, lápis, canetinhas coloridas, computador, tablet, o que quiser e escreva:

. Características suas incluindo qualidades e defeitos.

. O que você ama e o que você odeia.

. Quando era criança, o que gostava de fazer? O que não gostava?

. Quando era adolescente, o que gostava de fazer? O que não gostava?

Escreveu? Então reserve até o próximo artigo onde continuaremos nossa pROSA. Até lá pergunte-se todos os dias:  "Afinal, quem sou eu?"

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você