[ editar artigo]

Além do que se vê

“Além do que se vê” foi o tema do evento TEDx UFPR, realizado dia 02 de Março, em Curitiba, e com participação especial desta que vos escreve, da nossa fotógrafa Nanci Novak e da Lênia Luz, nossa Diretora de Comunicação. Como o evento foi transmitido ao vivo e os vídeos logo estarão disponíveis no site, não vou contar tudo o que vi, mas vou um pouco além.

Créditos: Nanci Novak

MOMENTO CHORORÔ:
Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação do Thadeu Luz (ô gente iluminada essa), um dos criadores do Hand Talk, aplicativo que traduz texto, som e imagem para a linguagem de libras. De uma maneira calma e apaixonada, ele nos contou uma história sobre o sofrimento de uma mãe ao tentar se comunicar, em LIBRAS, com a filha surda e deu um show de storytelling, provando que a ferramenta, quando bem utilizada pode arrancar lágrimas dos olhos.

Dica: Não venda um produto/serviço, conte uma história, inverta os papéis, faça o seu consumidor se apaixonar pelo que você tem antes dele saber o que é.

MOMENTO REFLEXÃO:
Fernando Góis é um daqueles caras bem simples que vale uma conversa profunda. Com muita experiência com meninos de rua, o coordenador da Fundação Educacional Meninos de Rua Profeta Elias - descreveu simples gestos de como cuidar desses jovens, e um deles foi o OUVIR. Uma maneira tão simples de demonstrar o carinho por outra pessoa, mas tão difícil de fazer. Por fim, ele recitou uma poesia escrita pelos meninos, e a última frase era assim: “Para vocês, felicidade. Para nós, igualdade.”

Dica: Quanta gente não espera um pouquinho da tua atenção? Quantas vezes você parou para ouvir alguém hoje? Não vai arruinar sua programação parar 5 minutos para ouvir o próximo, mas vai ser muito ruim quando você quiser se abrir e ninguém estiver disposto a te ouvir.

MOMENTO TDB (Tira a bunda da cadeira):
Imagina na copa! Quanta coisa boa dá pra fazer até lá. Foi acreditando nisso que Fernanda Cabral e mais 3 amigos estão criando uma força-tarefa para promover uma virada para o Brasil até 2014. E como faz isso? Eles dão a dica: identifique o que é que você ama, sabe fazer e com que se importa. Pois aí estará sua oportunidade de transformar, de escolher uma causa e fazer algo por ela. Sair da frente do computador e colocar as mãos na massa, na obra, no muro, no lixo que não é lixo, no coração. É dessa maneira que se faz parte da transformação, não é só assistindo os outros fazerem a parte deles.

Dica: tome coragem para tomar uma atitude que mude alguma coisa. Está insatisfeito? Bingo! É a sua oportunidade de fazer a diferença. Seja inquieto. Questione. Não simplesmente aceite as coisas como são. Pare de reclamar, faça algo para mudar.

E com outras participações de Tiago Dalvi, Rafael Giulliano, Bel Pesce, Gustavo Utrabo & Pedro Duschenes, Pedro Pimenta, Paulo Vodia e Tiago Iorc, que além de cantar falou muito bem (na sua primeira palestra), o TEDx UFPR foi um show. E como participante e fã do evento, torço para que tenhamos mais no próximo ano, no outro e assim por diante. Afinal, o que não falta são ideias que merecem ser espalhadas.

Para conferir todas as fotos do evento clique aqui.

Amanda Riesemberg (amanda@nossacausa.com) é publicitária, formada no Centro Universitário Curitiba. Fundadora da Nossa Causa  – Agência de Transformação Social, luta pelo crescimento do voluntariado, das atividades filantrópicas no país e da profissionalização do terceiro setor. Voluntária no Instituto HUMSOL, foi uma das 15 brasileiras convidadas para o Programa de Intercâmbio de Empoderamento Feminino realizado nos Estados Unidos em 2012. Na agência de propaganda TheGetz trabalhou com projetos sociais como Esta vaga não é sua nem por um minuto, Outubro Rosa, Ciclista Legal e Antonina Weekend.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você