[ editar artigo]

Empreenda em sua saúde: alimentação orgânica

Por Jociane Catafesta

Alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos os seus processos, sistemas/técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma não são utilizados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde do consumidor.

Os agrotóxicos são fontes de toxinas prejudiciais a nossa saúde. Dentre eles temos o DDT, considerado carcinogênico associado ao câncer hepático e mamário. Os carbamatos e os organofosforados utilizados no cultivo de frutas, vegetais e cereais, inibem a ação de enzimas com funções importantes em nosso organismo.

Fonte da imagem: arquivo colunista

Pesquisas comprovam que os alimentos orgânicos apresentam maiores quantidades de fitoquímicos, que são substâncias de defesa das plantas, produzidas em resposta aos agressores naturais, como predadores. O uso de agrotóxicos elimina os predadores naturais, diminuindo a necessidade de defesa pelos vegetais e, consequentemente, a produção de fitoquímicos.

Então, quais os benefícios de consumir alimentos orgânicos? Em primeiro lugar, a redução da ingestão de agrotóxicos potencialmente prejudiciais à saúde, a maior concentração de nutrientes, alimentos mais saborosos e, não menos importante, a  sua produção que respeita o meio ambiente, evitando a contaminação do solo, água e vegetação.

Qual a desvantagem? A única desvantagem é que estes alimentos são um pouco mais caros, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção são maiores. Mas se ao ingerir alimentos orgânicos estamos consumindo mais nutrientes, estamos investindo em saúde e não gastando com medicamentos para tratar doenças.

Pense nisso, vale muito a pena investir em saúde!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você