[ editar artigo]

Ambiente empreendedor feminino:Mais que um toque

Por Sandra Mari E. Franz

Outubro Rosa: o perfume das primeiras flores a aparecer no jardim se despede para dar passagem às cores marcantes da primavera. Os dias se alongam, o sol é mais intenso e as roupas pedem leveza. Nosso mar se aquece e quem hibernava sai da toca. Nesse ambiente de poesia maior as mulheres são convidadas a um toque de sensibilidade. Toque em seu corpo.

Envolvida nesse ambiente em que a mãe natureza resiste e agiganta sua potencialidade criadora, presenteando com calor e beleza o generoso corpo que nos acolhe, me inspira a falar da mulher em seu espaço empreendedor. Sim, o seu empreendimento está envolvido, a priori, nesse lugar de inspiração maior. E talvez seja esse ambiente a maior escola de resistência, estratégia e inteligência feminina.

Fonte da Imagem: Favim.com

O arquétipo da mulher selvagem, descrito por Clarice Pinkola Estés, traz a mulher justamente como imagem dessa ecologia: “Toda mulher parece uma árvore. Nas camadas mais profundas de sua alma ela abriga raízes vitais que puxam a energia das profundezas para cima, para nutrir suas folhas, flores e frutos. Ninguém compreende de onde uma mulher retira tanta força, tanta esperança, tanta vida. Mesmo quando são cortadas, tolhidas, retalhadas de suas raízes ainda nascem brotos que vão trazer tudo de volta à vida outra vez. Elas têm um pacto com essa fonte misteriosa que é a natureza.”

No entanto a escola tradicional do ambiente empreendedor é historicamente masculina e, infelizmente, ao entrar nesse espaço a mulher assume esse modelo como seu. Dessa forma, abre mão da grande força intuitiva e regeneradora da sua alma que poderia romper com a tradicional hostilidade desse ambiente. Deixando de trazer, assim, a vitalidade que transforma, inova, integra e potencializa o empreendimento. Acredito que estamos vivendo nesse momento de transição onde a mulher assume seu lado realizador, porém ainda se sente insegura, para, com propriedade, legitimar o caráter feminino e integrador de seu ambiente empreendedor.

Chamo ambiente porque o vejo como tudo o que envolve o que se faz, desde a subjetividade do comportamento até o produto final.  Geralmente a expressão do ambiente físico da empresa, o comportamento dos líderes e colaboradores, comunicam, mesmo que em silêncio como as coisas são feitas ali.  A plasticidade, o fluxo, o cuidado, a simpatia do ambiente são elementos que expressam muito mais que um toque feminino, mas que configuram um ambiente seguro e acolhedor tanto para o cliente que se sente bem-vindo pela comunicação do próprio ambiente, sem precisar dizê-lo; quanto pelo colaborador que se sente parte de um lugar que o instiga a desenvolver seus talentos.

Para finalizar, peço a permissão de fazer uma pergunta :"O quanto sua empresa expressa sua alma feminina?"  Nesse Outubro Rosa, onde a pujança poética veste de flores a Mãe Natureza, te convido a tocar o corpo e a alma de sua empresa.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você