[ editar artigo]

Elas por Eles - Andrei Faria

Foi com muita alegria e satisfação que recebi o convite de Lênia Luz, esta super empreendedora, criadora deste Blog, para escrever um artigo sobre Mulheres Empreendedoras. Confesso que, após a “ficha cair”, fiquei imaginando sobre o que poderia escrever para ilustrar a grande contribuição que as mulheres têm prestado para o crescimento e desenvolvimento de nosso país, mesmo enfrentando discriminações, culpas, cobranças pela ausência da vida familiar; mas sempre com muita garra, paixão e sem perder o jeito feminino de ser.

Fonte da imagem: Arquivo pessoal do autor

Comecei pensando em minha mãe, esposa e até na sogra. Elas são grandes referências de mulheres que empreendem e possuem uma excelente habilidade em gerir o tempo para dar atenção ao marido, filhos e ainda cuidarem de si para permanecerem belas.

Lembrei-me de minhas alunas do Curso Empreteco Júnior. O Empreteco Júnior é um curso de formação empreendedora  para jovens e, desde nossa primeira turma realizada em 2010, temos as mulheres como  65% dos inscritos e como 95% dos formandos, mostrando que elas estão participando mais da constituição de novas empresas.

O Estudo do Global Entrepreneuship Monitor (GEM, 2010), mostra que as mulheres são a metade dos empreendedores brasileiros (49,3%), o que representa mais de 10 milhões de mulheres comandando suas empresas. Com o jeito de agir menos racional que os homens, as mulheres utilizam um sistema de gestão menos agressivo com liderança mais participativa, cativando e motivando mais os seus colaboradores. Elas possuem características como comprometimento, persistência e metas definidas bem mais marcantes do que os homens. Estes dados são muito relevantes e mostram o quanto o empreendedorismo feminino tem crescido em todo o mundo nos últimos anos.

O que podemos concluir é que as mulheres estão escrevendo grandes lições de vida, inspirando outras empreendedoras / empreendedores, e mostrando a nós, homens, que ainda temos muito a aprender com elas.

Sobre
Andrei Costa Faria é Empreendedor. Idealizador e Gestor da Rede Social Empretecos World, Presidente do Instituto Empretecos World, Idealizador do Projeto Empreteco Junior - Curso de Educação Empreendedora com foco no desenvolvimento de Jovens Empreendedores, o qual foi veiculado na Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em Dezembro de 2011. Apresentou projeto Empretecos World, na sede da UNCTAD - United Nations Conference on Trade and Development em Genebra - Suiça, setembro de 2008. É Diretor Executivo das Empresas - E-World Viagens e Turismo e Citbrazil Viagens e Turismo.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você