[ editar artigo]

Aprendiz Empreendedora

Por Pamela Bressan

Fui escolhida para uma viagem ao lado de um líder empreendedor, o empresário Flávio Augusto, que já escreveu para o Empreendedorismo Rosa, vejam aqui.

A viagem foi anunciada em um evento que reuniu 1.500 jovens de vários estados do Brasil no Teatro Bradesco em São Paulo: O GV TOP. Foram selecionados 10 jovens entre os dois milhões que acompanham o Geração de Valor. Na primeira semana de setembro embarcamos para realizar efetivamente esse sonho. Minha busca nessa jornada foi de novas aprendizagens, mais sabedoria e experiência de vida. Pois posso afirmar que essa viagem cumpriu com este propósito.

Fonte da imagem: Arquivo Pessoal Pâm Bressan

Entre tantos assuntos discutidos durante a viagem, destaquei temas que se destacaram pela sua simplicidade e ao mesmo tempo complexidade. Compartilho com vocês as lições aprendidas:

• Egoísmo: Descobri que o egoísmo é a maior religião do mundo. Quanto mais você olha para o seu próprio umbigo, menos você progride, evolui e prospera. Quanto mais compartilha, mais será rodeado pelos que estarão prontos a retribuir com lealdade. O resultado final é grande crescimento. “É uma simples questão de matemática aplicada”, afirma Flávio Augusto.

• Legitimidade: A legitimidade é você ser credenciado sobre o seu resultado. É diferente da popularidade. Aprendi que hoje em dia temos muitas pessoas que não possuem legitimidade para falar sobre determinados assuntos. Fazer vídeos na internet é muito fácil, viver uma vida que não é sua, também. Algumas pessoas falam como se já estivessem “lá no topo”, enquanto poderiam ganhar legitimidade falando dos seus erros e praticando a empatia com as pessoas que os acompanham. “Fazer mais e falar menos, não ser pretencioso”, eis a dica do empresário.

• Lealdade: Como você quer que seus colaboradores sejam leais a você, se você não é leal nem mesmo com sua família? Flávio nos ensina que lealdade vem de dentro para fora. Para ser uma pessoa leal, você precisa ser leal em todas as áreas da sua vida. Não existem personagens para cada momento, mas sim, você em todos os momentos. Em sua empresa, quando você disseminar o senso de pertencimento em seus colaboradores, eles passarão a ser leais também, pois abraçarão os valores que você abraça e todos verão que seu discurso está alinhado com sua prática.

Por fim aprendi nesta viagem que o mais importante é mantermos nossa essência. Para isso devemos limpar os entulhos e então começar a construção de maneira íntegra, coerente e sempre mantendo o respeito conosco e com os outros.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você