[ editar artigo]

Assumindo meus erros e aprendendo com eles

Por Mell Santos

Quantas e quantas vezes trocamos o certo pelo incerto e o bom pelo “nem tanto”? Quantas vezes sabemos que estamos no caminho errado e ainda assim prosseguimos? E o pior é que temos convicção que, quando agimos assim, vamos fracassar. Agi dessa maneira um dia destes. Eu tinha pressa, sabia do erro e mesmo assim arrisquei. Não é difícil imaginar o resultado. Foi apenas um bolo, mas eu sabia que tinha colocado massa demais na forma e que ia transbordar. Além disso, troquei um ingrediente.

Aconteceu exatamente o que eu previa. Além de transbordar, o bolo ficou fofo demais e se quebrou todo. Adiantou minha pressa e descuido? Era para presentear uma prima e agora eu teria que usar a criatividade, afinal, a massa era saborosa e ainda bem que podia ser reaproveitada. Assim, transformei o bolo todo quebrado em um “cake in a jar”, o popular “bolo no pote”, e assim ficamos satisfeitas, eu e a prima.

Fonte da imagem: Pinterest

Na vida e nos negócios, também acontece assim. Erros no percurso acontecem principalmente se agimos conscientes da existência deles. Aproveito para alertar algumas pessoas que não desistam quando algum dos seus planos der errado. Tudo na vida é reaproveitável. Gastei tempo e dinheiro com o bolo e não podia jogá-lo fora só porque ele se partiu em um monte de pedaços. Assumi a culpa e o que eu poderia fazer era consertar o que fiz. Os pedaços, unidos, transformaram-se em outro produto, até de qualidade superior ao que eu tentei fazer anteriormente. Quando ainda há chances de conserto, por que não fazer tudo de novo? Portanto, nada de desistir!

Nossos projetos nem sempre darão certo. Uns por inexperiência, outros por negligência. O jeito é tentar de novo e a cada tentativa teremos resultado melhores, ainda que não perfeitos algumas vezes. O que não podemos é desistir facilmente. A ideia é mesmo refazer até acertar. Muito cuidado, porém, com erros conscientes, pois pode chegar um momento em que o fracasso pode ser total. Reconheça seus erros e saiba: eles não são importantes, mas, sim, o que você pode aprender com eles.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você