[ editar artigo]

Balanço Anual da Família S/A

No período de transição entre terminar um ano e começar outro, é o momento ideal para as famílias fazerem seus balanços financeiros anuais. É isso mesmo: a gestão do dinheiro em uma casa deve ser exatamente igual a uma empresa. Verificar como foi o ano que terminou, aproveitar tudo o que deu certo e ajustar a rota em tudo o que foi mal, revisando planos, redefinindo objetivos e corrigindo práticas.

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa

E para o ano que se inicia, é hora de criar o ‘fluxo de caixa’ e planejar as ‘receitas’ (renda que entra no caixa), as ‘despesas’ (gastos que saem do caixa), os ‘passivos’ (dívidas correntes), os ‘ativos’ (bens que se possui), as ‘reservas de emergência’ (que devem ser preservadas) e as ‘sobras’ (o que fica no caixa e que pode ser investido).

Antes de mais nada, é preciso entender que EQUILÍBRIO é palavra de ordem aqui. Significa dizer que todos os compromissos financeiros devem estar em dia (dívidas pagas e as que estiverem correndo, sendo cuidadosamente organizadas num plano de pagamentos condizente com a capacidade da renda) e ter uma reserva de emergência. Para traçar seu plano de metas no ano que se inicia, é necessário identificar como está a sua balança, se pendendo para as dívidas, se equilibrada ou se pendendo para as sobras.

Se a balança estiver pendendo para as dívidas, então programe-se para quitá-las o mais rápido possível e livrar-se dos juros que consomem seu dinheiro. É um momento de economizar o máximo que puder, e para isso, é muito bem vinda uma planilha de controle financeiro. Esta é a sua lição de casa: anotar TUDO, todo o dinheiro que entra e todo o dinheiro que sai de seu caixa. Com a planilha em mãos, fica fácil visualizar onde há desperdícios, gastos supérfluos, custos altos demais e se há sobras.

Se a balança estiver equilibrada, você está a um passo do sucesso. Sem pendências e com reserva de emergência, sua atenção agora deve focar-se em acumular dinheiro para fazer investimentos. Se a balança estiver pendendo para as sobras, perfeito! Você está com tudo pago, a vida em ordem e já tem dinheiro acumulado para investir. Mãos à obra em buscar conhecer quais investimentos se adaptam ao seu perfil e oferecem boa rentabilidade.

E vamos lembrar que manter essa balança positiva, depende do esforço de todos da família, é um trabalho em equipe da empresa ‘Família S/A’ e tendo isso em mente, saiba que as recompensas serão muito melhores a todos por terem tido paciência e disciplina.

$uce$$0!!!

Elaine Mello é Nutricionista graduada pela PUC Campinas (1995); Especialização em Nutrição Clínica Preventiva pela UNIMEP; Consultora em Gestão de Negócios certificada pela TMH – Thompson Management Horizons do Brasil; Consultora em Comércio Exterior certificada pela AEXPORT; Trader no mercado de ações, índices futuros e opções ; Certificação avançada em ‘Sistemas de Operação e Análise Estatística’ pela OperAção; Agente autônoma de investimentos credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários; Sócia-diretora da Pyxis Academia de Investimentos; Idealizadora do projeto “Bolsa e Batom – A vez da Mulher Investidora”; Instrutora de Coaching para iniciantes em Bolsa de Valores; Ministrante de palestras, cursos e workshops sobre Inteligência Financeira e Mercado de Capitais.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você