[ editar artigo]

Canvas! Organize o seu empreendimento!

Você já ouviu falar no Canvas?

O Canvas é uma ferramenta muito utilizada por empreendedores de sucesso para visualizar os seus negócios de forma simples, rápida e prática. É conhecido também pelo nome do livro original "Business Model Generation" (Alexander Osterwalder & Yves Pigneur). Hoje, ela é utilizada por grandes empresas mundiais e também por vários governos e grupos de trabalho criativos.

Sua simplicidade faz com que visualizar um empreendimento de sucesso pareça brincadeira de mãe e filho. Deve ser pelo seu caráter lúdico, prático e divertido. Assim fica fácil você desenhar o negócio dos seus sonhos.

Fonte da imagem: Reprodução

Quer saber como ele funciona? Basicamente, o canvas é organizado em 9 blocos de construção, dispostos de um jeito de de fácil entendimento. Cada bloco representa um dos principais aspectos do seu negócio, e interagem entre si de modo a abrangerem tudo o que você precisa fazer pra começar um negócio valioso.

Eles dizem que se você quiser empreender qualquer coisa, você precisa saber que atividades ou serviços  está oferecendo. Eles dizem que você precisa oferecer esses serviços a um público específico, que é o segmento para quem você vai trabalhar. E que para esse público desejar receber os seus serviços, você precisa fazer uma proposta que atenda às necessidades deles, ou seja, que resolva um problema, realize um sonho ou acrescente muito valor às suas vidas.

Os nove blocos também abrangem os canais, ou vias pelas quais você vai chegar até esse público e o modo pelo qual você pretende manter um relacionamento saudável com ele. Além disso, com o Canvas você pode saber quais são as suas parcerias mais importantes, os recursos que você vai precisar para realizar a sua empreitada e até quanto isso vai custar. E um aspecto importante: com o Canvas dá pra você saber como gerar receitas, ou fluxo de caixa, que são aquelas iniciativas e ações que você realiza com seus parceiros pra captar recursos e tornar o seu negócio lucrativo.

Nestes links você pode ter algumas dicas de como funciona, inclusive é muito fácil encontrar o livro em inglês no formato e-book, mas se você precisa de alguma consultoria especial sobre o assunto ou quer comprovar a eficácia do modelo na prática, entre em contato com o pessoal do Maternarum.

www.businessmodelgeneration.com
www.viversemchefe.com/melhor-do-que-um-plano-de-negocio-o-business-model-canvas

Esta dica faz parte da Jornada Empreendedora do Maternarum, texto de Julio Licks, parceiro do projeto, empresário, designer e produtor editorial.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você