[ editar artigo]

Capacidade empreendedora de enfrentar os desafios atuais

Mais uma colunista nova em nosso espaço, Luciana Cavaliere, que será nossa parceira de conteúdo. Alguns artigos do Empreendedorismo Rosa serão publicados no seu site ProfissionaisRJ.com.br. Confira abaixo o seu primeiro texto para o nosso blog.

Há quanto tempo você se dedica à educação empreendedora? Quantos meses são necessários para construir uma base de informações que apresente resultados confiantes? É possível que, com muita experiência em jogo, toda empreendedora esteja apta a exercer suas atividades: capacidade de movimentar  ideias, usufruir do networking, alcançar metas,  definir a equipe, capacidade de indagar e investigar e, sobretudo, aprimorar  a capacidade de criação conjunta.

Fonte da imagem: Pinterest

Mas, será que já aprendemos o suficiente? Será que o conhecimento e a base que adquirimos trazem segurança para enfrentar desafios e transformar dificuldades em oportunidades de negócios? Para empreender  é preciso  investir constantemente  em formas de adquirir mais conhecimento e assim formar, ao longo dos anos, uma referência sobre a nossa educação empreendora. A segurança para enfrentar os desafios está relacionada a capacidade de interagir e adquirir conhecimento. Bom,  adoro fazer perguntas, virei até jornalista! E esse comportamento que adquiri como profissional de mídia ajudou a obter cultura empreendedora  em eventos e rodadas de negócios. Sempre digo que uma empreendedora deve fazer muitas perguntas, funciona como interatividade pessoal e fonte de pesquisa.

A preparação, a metodologia e o enriquecimento empreendedor devem ser adquiridos também através da dedicação à educação. É  desenvolvendo nosso  potencial  que construímos caminhos de liberdade. Já participei de eventos como Startup Meeting , Global Entrepreneurship Congress, Virada Empreendedora, MIT Clube do Brasil Startups & Angels Summit in Rio, Seminário Mulheres Reais que transformam, entre muitos outros. E sabe qual é o melhor resultado que posso trazer além da experiência? Estimular a capacidade empreendedora e buscar mais conhecimento educacional sobre o assunto.

Ao longo do desenvolvimento de um projeto, a empreendedora deve ficar atenta ao nível de conhecimento que já adquiriu e, sem demora, deve encontrar formas de absorver mais cultura através de participações constantes em eventos direcionados ao mundo empreendedor. Tem que analisar o mercado, se dedicar aos cursos , melhorar  o networking e atualizar o conhecimento de empreender.

Depois de mais de 300 entrevistas ao longo de todos esses anos como jornalista, muitas direcionadas para o desenvolvimento profissional e empreendedor, acredito que a chave mais importante para ‘startar’ o que há de melhor na veia empreendedora é aprimorar o conhecimento. Finanças, administração, gestão, marketing, vendas, networking, redes sociais, sites etc. O foco é aprender sempre e exercer também a função de educadora de si própria.

Luciana Cavaliere é Empreendedora, Jornalista há 12 anos, com especialização em Produção Cultural e Diretora na Consultoria Brasil MKT, fundou, em 2011, o portal de educação ProfissionaisRJ.com.br. Durante cinco anos foi coordenadora geral dos três Núcleos de Comunicação da Universidade Estácio de Sá, e, nesse período, foi professora de Jornalismo e desenvolveu projetos na redação de grandes jornais. Por três anos foi Editora-executiva dos tabloides Estágios & Carreiras (O DIA), Direito & Cidadania (JB) e Revista Interativa (Unesa). Criadora dos canais “Startup Mobile” e “Casa da Empresária”,é sócia-fundadora da Casa da Empresária na ACMERJ (Associação Comercial de Mulheres Empreendedoras –RJ).

LinkedIn: Luciana Cavaliere
Twitter: @lulucavaliere
Skype: lulucavaliere
Google+: Luciana Cavaliere
Email: luciana@brasilmkt.com.br

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você