[ editar artigo]

Entrevista de emprego, e agora?

Por Gladis Costa

Parabéns, você foi chamado para uma entrevista! E agora? Como se comportar diante do seu “futuro” chefe! Não estar preparado para responder à pergunta: “O que você sabe sobre nossa empresa?”

Não saia de casa sem visitar o site da empresa. Procure a seção Sobre Nós, Quem Somos, O Que Fazemos ou Institucional e leia tudo sobre a empresa. Converse com amigos ou pesquise nas mídias da área quais são os concorrentes, market share que esta empresa tem no segmento, parcerias. Faça a lição de casa!

Fonte da Imagem: Google

 

Olha o visual! Se você está chegando da praia ou está indo para uma festa antes da entrevista, desista. A entrevista é prioridade. É bom não ousar demais logo de cara! Cuidado com a maquiagem em excesso ou perfume muito marcante. Aqui, menos é mais!

Foi bom enquanto durou! A última empresa ou seu chefe podem ter sido injustos com você, mas isto jamais pode ser comentado durante a entrevista. Respeite o período que você viveu lá. Nada de dizer que aquela empresa tinha um “bando de folgados” e você era um “escravo”. Escreva um longo e-mail sobre isto e mande para… você mesmo. Desabafe, faz bem e assunto encerrado.

Roupa suja se lava em casa! Se 1 hora antes de sair de casa você tem um bate-boca com seu namorado, marido ou vizinho é melhor desmarcar a entrevista do que ir tensa e responder as questões de forma evasiva ou agressiva. Você só tem uma chance de criar uma (primeira) impressão agradável. Não desperdice.

Celular nem pensar! É melhor deixar em casa ou no carro do que se esquecer de desligar. Esqueça as redes sociais por um minuto, não mata! Este horário é precioso, nada pode atrapalhar, melhor deixar no carro.

I´m the best! Cuidado com os adjetivos colocados em seu currículo e durante a entrevista. Não invente nem aumente suas habilidades ou formação acadêmica. Se faltava apenas um semestre para terminar aquela faculdade, bom, efetivamente, você não concluiu o curso.

Oh, vida maldita! Quando o entrevistador disser: “Fale um pouco sobre você”, não significa que você precisa falar sobre os problemas que você teve na adolescência com parentes abusados ou pais ausentes. Apresente uma visão geral sobre você, dando ênfase aos aspectos positivos, realizações profissionais e pessoais.

O papo está bom, mas… Procure não agendar nada logo após a entrevista. O entrevistador pode atrasar e você não vai querer terminar o assunto apenas porque tem um outro compromisso marcado. Deixe a agenda livre para aquele evento. Isto vai deixar você mais relaxado.

Quando eu começo? Você pode ser um ótimo candidato, mas existem outros que podem estar sendo entrevistados e ser melhores que você. Cuidado com a atitude.

E aí, beleza? Intimidade não é bom e gera filhos, é o que se costuma dizer. Se a entrevistadora for Elizabeth, não é Beth. E nada de fazer amizade com a secretária para obter vantagem na seleção. Não ajuda. Gírias? Não pode. Chiclete, cigarro, barrinhas, lanche, suco, não fazem parte da entrevista. Se não teve tempo de comer, paciência.

Boa sorte!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você