[ editar artigo]

Com que piso eu vou?

Por Janaína Bohlke

Este mês estou aqui para te ajudar a não ficar transtornado quando entrar na seção de pisos das lojas de construções para escolher o piso para seu espaço comercial! Sim, acredite, mesmo os profissionais acabam ficando confusos com tantas informações, tipos, marcas, cores, texturas, etc.

Quais são as minhas dicas para que você aproveite este momento e pra que depois não se arrependa das suas escolhas? Saia de casa com um check list!

Fonte da imagem: Estúdio Trevisart

 

Primeiro:

- Saiba a metragem quadrada (área) do seu espaço: isto também é chave para verificar se existe metragem suficiente caso você vá aproveitar algum tipo de promoção, fim de lote, etc.;

- Verifique a legislação:  municipal e junto à vigilância sanitária do seu estado quais são as restrições ao tipo de piso, de acordo com a sua área de atuação. Por exemplo, só pode ser usado piso cerâmico nas áreas de atendimento onde também é permitido usar laminado, vinílico, etc.;

- Cuidado com as promoções! Áreas comerciais geralmente necessitam de piso para alto tráfego, que em média tem um custo diferenciado. Sim, o investimento vale a pena: a aparência , a funcionalidade do espaço e a maior tempo de durabilidade, devido ao preparo do material para o alto tráfego, atrito, suporte ao peso de mercadorias, etc.;

- Cores: verifique se seu espaço apresenta uma boa iluminação natural, caso sim, você poderá escolher tons mais escuros de revestimento, caso contrário, não saia dos tons mais claros para que seu ambiente não “ encolha” visualmente. Piso geralmente demanda um custo e uma “bagunça” para se esvaziar o espaço depois que já temos o comercio funcionando, então, melhor apostar nos tons neutros e deixar pra ousar em outros itens da reforma;

- Limpeza e manutenção: como e por quem será feita a limpeza? Com que tipo de produto e que frequência? Parece óbvio, mas tem que pensar sim... já tive clientes que se apaixonaram por pisos que imitavam tijolinhos rústicos, mas, ao descobrirem que para aquele modelo específico seria necessário encerar uma vez por semana, tiveram que repensar a sua escolha para não se tornarem escravos do próprio piso.

Agora a parte divertida, comece a olhar as opções , sempre checando seu check list inicial, ou seja, se você já se definiu por cores claras, nem passe parto das escuras, foque! Dentro da classificação porcelanato fosco 60x60 tom mármore bege com veios PEI IV, por exemplo, já vão ter muitas opções , marcas e valores para você se concentrar! Vamos economizar fosfato!

Termos técnicos que as vezes confundem, mas que são bem importantes na hora de escolher:

  • Borda retificada porcelanato: toda a borda é reta, em 90 graus, não apresentando aquele acabamento arredondado. Borda retificada possibilita fazer rejuntes fininhos, de 1 a 3 mm!!
  • Cuidado: piso é piso, azulejo é azulejo. Piso pode ser colocado como azulejo, o contrário vai dar problema. Ccada produto tem a sua padronização, pelas normas, para resistir a tipos específicos de cargas, intempéries, temperaturas, etc.
  • Piso sobre piso – dica: escolha modelos em que cada peça tenha a menor espessura possível, senão terá que prever o desnível ou ajustar portas já existentes e lembre-se de utilizar a argamassa especifica para este fim.
  • Verifique quando for instalar piso sobre piso em que condições o fabricante especifica que esteja esta base. Por exemplo: piso vinílico sobre piso cerâmico com rejuntes pode ser assentado, mas com o tempo os rejuntes ficarão marcados e o resultado final terá um visual com marcas de rejunte na placa. A indicação do fabricante é regularizar, preencher estes espaços de rejuntes para se ter uma base bem plana.
  • Desanimou? Coragem pra escolher esse piso e renovar o seu espaço!

Todos esses cuidados valem a pena, pense no resultado final!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você