[ editar artigo]

Comece bem sua semana empreendedora

Por Joyce Moysés

Bom dia, empreendedora!

Acordar bem aumenta suas chances de ter um dia mais produtivo (e mais lucrativo!) que o anterior. Turbina sua produtividade, faz com que se relacione de forma leve com clientes, funcionários e fornecedores, melhora sua criatividade e, principalmente, garante uma “poupança” maior de saúde física, mental e emocional.

Como você preenche esse período entre o alarme tocar e a chegada ao negócio? Como as primeiras horas do dia são as mais serenas, aproveite-as para organizar as ideias, respirar ou meditar, mentalizar sonhos... como mostram as sugestões a seguir.

Fonte da imagem: Trevisart

 

1. Resista a checar e-mails assim que abre os olhos. “Este é o tempo que pode ter para você mesmo, antes da prioridade das outras pessoas”, reforça Laura Vanderkam no livro What The Most Successful People do Before Breakfast (O que as pessoas mais bem sucedidas fazem antes do café da manhã, em tradução livre). Este é um dos motivos para a escritora colocar o e-mail na lista negra de atividades matutinas: “Assim que checar seu e-mail, uma cascata de demandas aparecerá, e você entrará num ciclo de reações”.

2. Ganhe uns minutinhos para não precisar correr. A maioria de nós arrasta-se da cama depois de o despertador ter tocado cinco vezes e faz tudo com pressa. Você precisa dar um tempo para o seu cérebro assimilar que está acordando. Além disso, vai se admirar com a quantidade de coisas que poderá fazer ao se levantar minutos mais cedo - e a satisfação que sentirá com prazeres simples, como se espreguiçar e regar sua mini-horta.

3. Cuide de seu relógio biológico. “Uma boa noite de sono faz com que tenhamos um despertar glorioso - só que muitas vezes não valorizamos isso”, avisa Denise Cantarelli, idealizadora da Aloha Assessoria Social e Gestão em Bem-estar, que desenvolve projetos para melhorar o sono dos trabalhadores. “Somos regidos por um ciclo chamado circadiano, que organiza as funções do nosso corpo em 24 horas, conhecido como relógio biológico. Desregular esse ciclo facilita acordar indisposta, cansada, sem ânimo”, lembra Denise. A atitude esperta é tirar da frente tudo que atrapalha o sono, preferir alimentos leves à noite, deitar-se no mesmo padrão de horário e tranquilizar a mente decretando a si mesma “amanhã eu pensarei nisso”.

4. Avalie se você é uma pessoa B. Se, mesmo depois dessas dicas, você continuar se sentindo “metade de gente” antes das 10 da manhã, talvez seja uma pessoa B (de biológico), como o megaempresário Bill Gates, que já declarou ser mais produtivo à noite. Thomas Edison, reza a lenda, gastava horas da madrugada em seu escritório até inventar a lâmpada. Se o organismo de alguns é feito para a tarde e a noite, por que tornar sua vida um inferno obrigando-o a acordar cedo e estar na cama antes das 23 horas? Partindo dessa premissa, foi criada a “Sociedade B”, inicialmente na Dinamarca, onde escolas e escritórios já estão se acostumando à realidade do mundo da pessoa B (calcula-se que de 15% a 25% estejam nesse grupo), em que é possível trabalhar, estudar, ir ao cinema e pagar contas em horários alternativos.

5. Afaste as coisas ruins do caminho. Não custa contar com uma proteção divina antes de colocar os pés na rua. Para quem curte a filosofia oriental, vale inspirar-se neste pensamento de Dalai Lama: “Que sorte que tenho em ter acordado, em estar vivo. A minha vida é preciosa e não vou desperdiçá-la”. Em seguida, visualize seu dia como deseja que ele aconteça com positividade e alegria. A mente tem poder criador quando colocamos nossa intenção de forma clara.

E para te inspirar leia o depoimento de uma empreendedora...

Por mais que fique tentada, a arquiteta M. J. evita responder e-mails logo cedo, para “educar” os clientes. “É comum que fiquem ansiosos para sua reforma acabar logo, mas falar comigo às 6 da manhã não agiliza nada, pois as lojas só abrem por volta das 9h e a equipe da obra chega às 9h30”, pondera a profissional, que já coloca uma mensagem no contrato avisando estar à disposição todos os dias, das 9h30 às 19 horas.

E você, qual decisão tomará hoje para seu bem estar?

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você