[ editar artigo]

Como a imaginação pode melhorar seu dia a dia?

Por Tatiana Girardi

Temos uma capacidade inata de imaginar e apenas isso já pode mudar a nossa realidade ainda que por alguns instantes, porém com efeitos duradouros.

O poder na imaginação, usado de maneira positiva, ajuda a acalmar, vislumbrar soluções, provocar mudanças e o melhor, nos coloca frente ao ilimitado.

Como afirmou Einstein, “imaginação é mais importante que o conhecimento”. Sem a imaginação muitas coisas nem mesmo existiriam.

Então, como utilizar essa capacidade que temos a nosso favor?

Uma das formas é através das visualizações mentais, das quais sou muito adepta no meu dia a dia de trabalho e também pessoalmente.

O Doutor Gerald Epstein, renomado psicólogo e psiquiatra americano, autor do livro Imagens que Curam (Editora Ágora) utiliza essa técnica das visualizações em seus pacientes e os resultados na saúde física, mental e emocional são surpreendentemente positivas.

Fonte da imagem: arquivo pessoal

Aqui vão algumas visualizações sugeridas por ele que certamente ajudam no dia a dia:

√ Visualização para insônia - Frequência: na hora de dormir, o tempo que for necessário, até que você pegue no sono.
Flores no rio - Quando estiver na cama com os olhos fechados, visualize-se deitado na margem de um rio que corre bem rápido. Você está rodeada de flores. Sinta o perfume delas. Colha uma. Pegue todos os pensamentos que o estão preocupando, deposite-os na flor e coloque-a no rio;  veja-a e ouça-a ser carregada pela corrente velozmente. Continue esse exercício até pegar no sono.

√ Visualização para ansiedade - Frequência: sempre que a ansiedade tomar conta.
Labirinto de espirais coloridas - Feche os olhos, expire três vezes e visualize-se atravessando um labirinto de espirais coloridas. Quando conseguir sair do labirinto, saiba que sua ansiedade foi embora e abra os olhos.

Águas serenas - Feche os olhos. Expire três vezes. Veja e sinta todo o seu ser se tornando um espelho d’água tranquilo, refletindo o céu estrelado. Quando tiver sentido isso inteiramente, saiba que sua ansiedade foi embora e, então, abra os olhos.

Você também pode criar suas próprias visualizações. Experimente!

Liberte seu pensamento. Permita-se imaginar.

Abraços,
Tatiana Girardi

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você