[ editar artigo]

Como anda a recepção de seu empreendimento?

Por Janaina Bohlke

Já falei do balcão do caixa, do banheiro, mas hoje minha pergunta é: como está a fachada, entrada, sala de espera ou recepção do seu negócio?

Todo mundo já deve ter tido aquela sensação estranha de, ao entrar em alguma loja/consultório, ter tido vontade de fugir e dar marcha ré com o que viu? Temos que respirar bem fundo pra nos lembrar da frase: “não se pode avaliar somente pelas aparências”, para permanecermos ali e retornarmos uma segunda vez. Mas... a essa altura, aquela experiência de desconforto do possível cliente já foi experimentada. Acredito que com alguns cuidados simples esse problema possa ser resolvido!

Gente, vou falar aqui de espaços físicos literalmente, deixo à parte banner de lojas virtuais para os profissionais da área, certo?

Aqui vão as minhas dicas:

Fonte da imagem: Trevisart

 

Observe como está a placa do seu estabelecimento. Se estiver rasgado,desbotado, coloque como prioridade na melhoria do seu negócio. Além de ser essencial para a identificação do endereço, será a primeira leitura que o cliente fará até da qualidade do produto/ serviço. Lembre: pode ser que não haja uma chance para segunda impressão.

  • Ao adentrar na sua loja, consultório, café, o cliente tem uma primeira impressão pelo hall de entrada, recepção ou porta de acesso. Não precisa de muito pra causar uma sensação gostosa de acolhida a este cliente que chega: um quadro negro com uma frase que faça rir ou se emocionar ou que chame atenção para algum momento de pausa. O mundo está cheio de informações e as pessoas estão buscando pausas e momentos de prazer no meio disso, portanto, não dá pra ficar só colocando banners fluorescentes de promoção do lado de fora.
  • No caso de salas de espera, cuidado com os excessos de mobiliário, cores e decoração. Invista em: mobiliário confortável e que tenha a linguagem alinhada com o seu estilo de negócio; quadros ou pôsteres com imagens agradáveis ao olhar e que transmitam algo em que você acredita; poucas revistas, mas de boa qualidade. (Por favor, as revistas da área técnica não irão distrair seus clientes, aquelas que só falam de novos medicamentos então... ui, dão calafrios!)
  • DICA CURINGA que dá certo pra vários espaços: compre um vaso cachepô de vidro transparente ou alumínio polidoe coloque uma orquídea artificial dentro branca ou amarela chuva de ouro. Vai trazer um toque de sofisticação para o ambiente e a lembrança do que é belo, mas sem exageros.
  • Dentro do possível mantenha a recepção, entrada do seu estabelecimento organizado, limpo e com um cheiro agradável. Aqui valem usar das essências suaves ou mesmo daquele produto favorito no chão com o “cheirinho de limpeza”.

Vamos parar uns minutinhos para olhar como está a entrada/recepção/sala de espera do nosso amado empreendimento?

Em tempo: Mande foto de seu espaço empreendedor para a gente e receba dicas podeROSAS de nossa colunista Janaína Bohlke.

contato@empreendedorismorosa.com.br

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você