[ editar artigo]

Como comprar um negócio

Como comprar um negócio

Comprar um negócio existente tem muitas vantagens sobre o início de uma empresa totalmente nova.

Os negócios existentes normalmente já possuem funcionários, clientes, estoque, processos, fluxo de caixa e desempenho financeiro histórico em pleno funcionamento.

Embora suas operações possam começar imediatamente, a compra de uma empresa existente apresenta também vários desafios que devem ser compreendidos antes de iniciar o processo.

Saiba como comprar um negócio

Ao comprar um negócio existente grande parte do trabalho de inicialização já estará feita, o que permite que você obtenha retorno mais rapidamente.

É importante explorar a oportunidade de negócio completamente e com orientação profissional para entender possíveis problemas ou dívidas que virão com esta decisão.

Os problemas existentes podem permanecer ocultos até mesmo após a venda final, como equipamentos ou estoques danificados ou desatualizados, problemas com a propriedade ou localização do imóvel ou a dependência pesada de um único cliente.

É preciso estar preparada para possíveis gerenciamentos de crise ao comprar um negócio.

Acha que está pronta para comprar um negócio?

Se você acha que está pronta para comprar um negócio, confira essas etapas principais para se certificar disso:

  • Etapa 1: ao pesquisar por empresas à venda restrinja sua pesquisa aos tipos de empresas que atendem aos seus interesses e talentos;

Seja honesta consigo mesma e tente escolher um setor com o qual você tenha alguma experiência.

Se você planeja solicitar um empréstimo para cobrir o custo de aquisição desses negócios, saiba que geralmente será levado em consideração a sua experiência no setor e/ou relacionamentos com fornecedores e clientes.

Para obter ideias, pense em uma base de clientes com a qual você esteja familiarizada e em todas as habilidades que você aprendeu em sua carreira.

  • Etapa 2: Ao decidir comprar um negócio determine quanto tempo e dinheiro você (e sua família) estão dispostos a investir;

Cada setor e empresa possui um valor específico. Tenha em mente a exata noção de seu orçamento pessoal e familiar antes de se comprometer a comprar um negócio.

O tamanho, a localização e a maturidade de uma empresa afetarão o seu valor. Pense em como você deseja administrar o seu negócio financeiramente e, novamente, seja honesto e realista quanto às suas expectativas de se tornar um empreendedor.

Ao avaliar a quantidade de dinheiro e de tempo que você tem disponível, você também vai querer determinar o capital que você precisa pedir emprestado, caso seja necessário.

  • Etapa 3: Forme sua equipe de especialistas para orientá-lo durante todo o processo.

Um boa equipe irá ajudá-lo com a avaliação de seus negócios, a devida diligência e a documentação legal antes de você começar.

Sua equipe de aquisição deve incluir os seguintes profissionais:

  • Advogado;
  • Contador;
  • Funcionários em geral;

Com a ajuda de sua equipe, realize a devida diligência e estabeleça um plano de compra que você usará para negociar termos e condições críticas da compra, incluindo preço, condições de pagamento e estrutura legal.

Descubra por que o negócio está à venda, qual é a sua base de clientes e fornecedores atuais, a estrutura da propriedade e quem é seu proprietário atual e anterior.

Você ou o seu contador devem revisar também as demonstrações financeiras e as declarações de impostos dos 3 últimos anos como ponto de partida para determinar quanto vale o negócio. Assim, você pagará apenas o justo por ele.

Portanto, ao buscar saber como comprar um negócio, você deve levar em consideração todos os fatores acima citados, garantindo a compra de um negócio realmente funcional para você e que possa otimizar os seus lucros.

Empreendedorismo Rosa
BizDream Team
BizDream Team Seguir

A BizDream é uma plataforma que conecta pessoas que desejam comprar ou vender empresas e negócios, oferecendo ferramentas para facilitar o anúncio, a pesquisa e a comunicação entre as partes envolvidas.

Ler matéria completa
Indicados para você