[ editar artigo]

Como contratar profissionais motivados e competentes

Várias  revistas especializadas em RH trazem, semanalmente, dicas para os mais variados temas de RH, incluindo geralmente, aspectos mais comuns observados na contratação.

Fonte da imagem: Fotolia

Não há uma receita infalível, mas algumas questões são fundamentais para todo contratante poder perceber estes dois requisitos fundamentais do candidato:  MOTIVAÇÃO  e COMPETÊNCIA.

Antes de abordarmos as perguntas aos candidatos temos que reforçar a importância da preparação dos entrevistadores. Ter a definição clara da posição (cargo/função), responsabilidades, expectativas,metas, indicadores de mensuração de performance) é o ponto de partida fundamental para que o entrevistador possa direcionar as questões e identifique as respostas compatíveis com sua necessidade.Sem a definição clara da função e perfil  desejados qualquer resposta do candidato tende a ser “correta”.

Então ,quais perguntas numa entrevista podem ajudar os entrevistadores a detectar MOTIVAÇÃO e COMPETÊNCIA?

  • O que o levou a sair de seu último emprego?
  • O que (o/a) atrai para nossa proposta?Por quê?
    A resposta confirmará ou refutará as possibilidades de investigação levantadas na resposta anterior.
  • Como você pretende construir sua carreira, vida profissional (ou está construindo) e como enxerga esta empresa/posição  neste cenário?
  • Estas 3 questões, se bem exploradas , com certeza darão ao entrevistador muitas possibilidades de investigar, checar, avaliar MOTIVAÇÃO e COMPETÊNCIA, entendendo-se por competência, habilidades pessoais e conhecimento técnico/experiência.

    Vera Gobetti é profissional de Recursos humanos com mais de 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais, em posições de Diretoria e Vice presidência, sendo responsável por todos os subsistemas de RH além de presidente de Fundo de Previdência em sua última atuação corporativa na Ericsson do Brasil. Vasta experiência  em M&A e Start ups ; ampla vivência de Reorganização de empresas, planos de carreira e sucessão, coaching executivo, programas de Desenvolvimento de Lideranças e Contratação de executivos. Pós graduada em Dinâmica de Grupos  e vários cursos de extensão no exterior. Atualmente  trabalha como consultora independente, associada à consultorias para projetos de RH, em vários segmentos de negócios.

    Empreendedorismo Rosa
    Empreendedorismo Rosa
    Empreendedorismo Rosa Seguir

    Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

    Ler matéria completa
    Indicados para você