[ editar artigo]

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Por Dayanne Melgaço

A importância em concluir uma pesquisa de mercado é fundamental para um empreendedor ou um gestor que almeja o sucesso de um projeto, seja na fase de concepção do negócio, validação da ideia ou já na implementação. É através dela que se identifica as reais necessidades do mercado, concorrentes e desejos não atendidos dos potenciais clientes.

Essa pesquisa é o processo de coleta de dados e análise de informações que vai te apresentar se, de fato, existem pessoas e mercado interessados no seu projeto em questão. Você pode fazer uma pesquisa primária e a pesquisa secundária.

Fonte da Imagen: Estúdio Trevisart

 

A pesquisa primária são coletas de informações e elas podem ser realizadas através de entrevistas feitas por telefones ou pessoalmente, pesquisas através de sites e redes sociais, questionários no ambiente físico e/ou pesquisas com grupos focais reunindo uma amostra de potenciais consumidores ou clientes. Para esse tipo de pesquisas é necessário considerar fatores que levaram o seu público-alvo a comprar o seu produto/serviço, o que viu de positivo e negativo nos produtos/serviços atuais e existentes, áreas que você sugere melhorar, o preço mais adequado para esse produto/serviço.

Nesta pesquisa, você busca informações especificamente para seu negócio e, com isso, ideias e insights sobre as necessidades e percepções dos clientes, dentre várias outras informações que podem surgir.

A pesquisa secundária é através de dados que já foram coletados para outros objetivos e poderão ser úteis para resolver o seu problema. Esses dados podem ser encontrados através do IBGE, Sebrae, associações comerciais, industriais, sindicatos e centros de pesquisa cooperativas, agências de desenvolvimento, centros tecnológicos, jornais, revistas e publicações especializadas.

Para simplificar essa coleta de dados, você pode dividir em cinco etapas, são elas: definição do seu problema, planejamento, investigação, coleta e análise dos dados/informações.

Mas não esqueça do principal, definir o seus objetivos. Selecione perguntas chaves e defina o melhor método de pesquisa e recursos que você precisará (tempo, dinheiro, ferramentas, etc.).

Bem, agora que você já tem uma ideia de como fazer uma pesquisa de mercado, basta elaborar a sua e colocar a mão na massa.

Até breve!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você