[ editar artigo]

Como ganhar horas no seu dia

Por Lúcia Barros Gurney

Quem empreende sabe: o dia poderia sempre ter mais horas, pois a lista de tarefas é enorme – afinal, o dono do negócio precisa estar de olho em tudo, certo? Bem, certo e errado. Certo porque é claro que o dono precisa estar de posse de todas as informações relevantes de sua empresa; errado porque nem tudo o que acontece é importante e, portanto, muita coisa pode e deve ser delegada.

A professora de estratégia e empreendedorismo Julian Birkinshaw, da London Business School, e o consultor Jordan Cohen, expert em produtividade, conduziram um estudo publicado em 2013 no qual demonstram que podemos ganhar até 20% de tempo no nosso dia ao focar naquilo que verdadeiramente importa e delegar o que não adiciona valor real ao que fazemos.

Fonte da imagem: Google

O trabalho foi realizado dentro de empresas, mas eu acredito que as conclusões têm muito a ensinar para todos os líderes, incluindo os empreendedores. Tudo começa com um questionário no qual você deverá identificar as tarefas de baixo valor que acaba realizando. Uma ferramenta interativa para isso está disponível, apenas em inglês,  aqui .

A partir desse reconhecimento, os pesquisadores sugerem as seguintes atitudes:
√ decidir o que abandonar, o que delegar e o que redesenhar;
√ realocar o tempo livre ganho com o passo anterior;
√ comprometer-se com o plano desenhado nos dois passos anteriores.

Durante o estudo, realizado com trabalhadores de alto nível, experts em determinados conhecimentos (os chamados knowledge workers), ficou claro que poucos ajustes no dia a dia são capazes de grandes ganhos de tempo. Um participante comentou que “é mais difícil promover mudanças quando não se tem a disciplina imposta por um chefe”, mas todos concordaram que o exercício apresentado aqui funciona como um mecanismo impulsionador no sentido de aumentar a eficiência e a efetividade de tudo o que fazemos.

Bom trabalho para todos nós!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você