[ editar artigo]

Como impactar em 3...2...1...segundos

Por Adriano Tadeu Barbosa

Cuidar da imagem é receita básica para prosperar no mundo dos negócios, da paquera ou para estar bem consigo mesmo. É um dos pilares do Marketing Pessoal.

A mente humana está programada para julgar a aparência em apenas 3 segundos. Esse é o tempo que temos para causar uma boa primeira impressão.

Um psicólogo da Universidade de Oregon nos EUA, Frank Bernieri, e autor do livro “Interpersonal Sensitivity”, escreve algumas dicas sobre como mandar bem logo de cara:

Fonte da imagem: Photo Credit: s4n8eep via Compfight cc

Seja expressivo – pessoas expressivas são consideradas mais atraentes. Gesticule, sorria, mantenha a postura ereta;

Olhe nos olhos – é fundamental para que objetivos como transparente, honesto e tranquilo sejam associados à você;

Não viva engomado – é verdade que o desleixado transmite falta de profissionalismo e de autoestima, mas valorizar demais a exterioridade é tão maléfico quanto boicotá-la;

Saia da zona de conforto – os que contribuem intensamente com o grupo são considerados mais atraentes;

Não conte vantagens – os únicos que podem ouvi-las são seus amigos íntimos, mesmo as verdadeiras. Quem conta vantagem desperta mais inveja do que admiração;

Cuidado com as baladas – além de minar a saúde, as baladas infindáveis colocam em xeque seu profissionalismo, exceto se você for DJ ou promotor.

Outro livro interessante para se aprender um pouco mais sobre imagem é “A primeira impressão é a que fica” da Editora Sextante, onde a co-autora Ann Demarais diz que “Os homens falam demais sobre os assuntos que dominam” e inspirado nela é que deixo a dica final deste artigo: Jamais use seu conhecimento para esmolar o próximo. Se o assunto é cinema, fale de besteirol americano. No piano, toque um sambinha. Será culto e descolado numa tacada só.

Cuidar da imagem remete muitos outros cuidados, mas para começar já temos dicas suficientes e uma imagem de deixar qualquer Marketing Pessoal bem impactado.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você