[ editar artigo]

Como investir dinheiro na carreira e na moda?

Por Camila Fernandes

Eu estava pensando outro dia na semelhança que existe entre a moda e o empreendedorismo com a intenção de escrever estas linhas (já escrevi alguns textos sobre estes dois temas: AQUI!). E passeando pelas minhas anotações virtuais sobre consultoria de imagem e estilo, li uma parte que falava sobre a importância de saber investir dinheiro em roupas e logo me veio o link com a nossa carreira empreendedora.

Quando a gente está começando um negócio, logo vem a dúvida se vale mais trabalhar em casa (mais sobre o ‘jeito home office de ser’ ou se compensa alugar ($$$) ou comprar um imóvel. Às vezes a gente nem sabe se o negócio vai vingar e é normal bater aquela dúvida na hora de abrir a carteira. A mesma coisa acontece quando temos uma festona para ir (pode ser o casório da melhor amiga, um superaniversário etc): a gente logo pensa se vale comprar um vestido mega trabalhado em bordados, desses que se usa apenas uma vez na vida e pode custar o salário de um mês, ou se isso é alguma loucura consumista.

Fonte da imagem: Google

E pra saber é bem simples. Pensa comigo: se você esta em fase de testar sua ideia para ver se ela tem mercado, a dica é preferir o bom e velho escritório em casa ou se não consegue separar afazeres do lar com os profissionais, os espaços de coworking, que são os famosos escritórios compartilhados, podem ser sua salvação. O importante é usar seu capital de giro para investir naquilo que é certeiro e que nunca será prejuízo: o seu conhecimento! Na fase inicial de trabalho, sempre aconselho a investir em livros e cursos. NUNCA é dinheiro perdido.

E no campo da moda, a conta é ainda mais simples: se você tem apenas duas ou três mega festas por ano e não gosta de repetir roupa (a maioria das mulheres é assim... Eu, particularmente, acho uma bobeira, mas isso é assunto para outro texto), por que cargas d’água vai gastar uma pequena fortuna em uma peça que será usada, no máximo, duas vezes? Não acha mais interessante investir uma grana alta em uma peça que será usada sempre? Quanto mais você usa a peça, mais ela fica barata, e menos é a sensação de dinheiro perdido/parado no closet. A solução aqui é alugar ou comprar um vestido de qualidade ímpar mas super discreto e ir trocando apenas os acessórios a cada evento que for. Gosto mais desta segunda ideia porque em lojas de departamento é possível garimpar muitas preciosidades por um valor justo.

E aí fica fácil e simples fazer seu negócio decolar e ficar feliz em frente ao espelho porque você estará cuidando de duas áreas da sua vida com consciência, criatividade e sem desperdiçar um tostão! :)

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você