[ editar artigo]

Como manter tudo funcionando, mesmo num dia ruim?

Por Fabiany Lima

No meio do empreendedorismo vemos sempre pessoas motivadas, sonhadoras, entusiasmadas com alguma ideia ou acontecimento, isso é ótimo, porque o estado de euforia geralmente é a mola propulsora que faz alguém tomar uma iniciativa, uma atitude diferente e começar a se mover.

No entanto, empreender é difícil, a realidade não é tão divertida, os resultados demoram a aparecer, mesmo alternando com alguns dias bons; a maior parte do tempo, estamos fazendo atividades que nem sempre são as que escolheríamos. O começo é sempre a parte mais difícil, e muitas pessoas se perdem no meio do caminho.

Fonte: Google

Pagar contas, atender cliente mal humorado, lidar com a burocracia, problemas no sistema, problemas com funcionários, problemas em casa, são muitos problemas! E é assim mesmo, mas não é motivo de desespero, faz parte do processo, tanto de aprendizado pessoal como de crescimento da sua empresa.

Por isso que ter disciplina é muito importante, e por mais flexível que sua rotina possa ser, a partir do momento que você é dona do seu próprio negócio, você tem que estipular um mínimo de tempo e esforço para se dedicar integralmente para que ele dê certo.

Algumas dicas rápidas pra manter tudo funcionando?

  • Estabeleça metas, determine prazos e os cumpra, afinal, seu negócio não pode parar;

  • Mantenha a cabeça ocupada e focada no seu negócio, isso vai fazer com que a dúvida e o desânimo não achem espaço pra se instalar;

  • Não tenha medo de errar, experiência se adquire mais com erros que com acertos;

  • Sonhe todos os dias em como seu negócio estará em 5 anos, imagens positivas diminuem a ansiedade e aumentam a confiança;

  • Cerque-se de pessoas que te entendam e apoiem, seja na família, no trabalho ou em outros grupos;

  • Nunca deixe de fazer as atividades chatas, pois isso só gera acúmulo de trabalho e desorganização;

  • Dê tempo para o seu negócio, seja paciente, os resultados precisam de tempo para serem alcançados.

Resumindo: Enquanto as vacas não engordam, o único jeito é arregaçar as mangas, trabalhar duro, acreditar sempre e fazer tudo você mesma, afinal é o seu negócio!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você