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Como Mensurar a Satisfação do Cliente

Como Mensurar a Satisfação do Cliente

Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Empreendedorismo Rosa

Se a sua empresa se preocupa em saber qual é a opinião do seu público-alvo sobre a qualidade dos serviços e produtos, atendimento, divulgação e muito mais, precisa investir nas pesquisas de satisfação.

Elas são importantes para qualquer tipo de negócio e de qualquer porte. Afinal, se você não avaliar o que os seus consumidores pensam sobre a sua marca, não há como promover melhorias constantes e continuar sempre lucrando, você concorda?

Contudo, se você não sabe como fazer isso, fique tranquilo! Venha conosco que vamos ensinar algumas dicas infalíveis! Você está preparado? Então, continue a leitura!

Estabeleça os Objetivos da sua Pesquisa de Satisfação

Primeiramente, você precisa estabelecer quais são os objetivos da sua pesquisa de satisfação, porque eles nortearão todas as perguntas. Veja alguns exemplos:

  • conhecer o que os meus consumidores pensam sobre a minha marca;
  • criar insights valiosos para a tomada de decisão;
  • avaliar o atendimento da minha equipe;
  • conferir se a minha empresa oferece as melhores soluções;
  • saber em quais pontos a minha empresa precisa melhorar;
  • identificar quantos promotores, neutros e detratores a minha organização tem;
  • reter talentos;
  • fidelizar clientes;
  • proporcionar uma experiência melhor para o meu consumidor;
  • avaliar se as minhas estratégias de marketing estão dando certo;
  • conquistar a confiança do cliente;
  • criar novas possibilidades de venda;
  • criar um atendimento mais personalizado e;
  • muito mais!

Determine o Tipo de Questionário

Depois de definir quais são os objetivos da sua pesquisa, chega o momento de determinar qual é o melhor tipo de questionário. Isso porque, você pode criar um questionário totalmente do zero ou se inspirar em alguns modelos e técnicas já existentes. Veja um exemplo abaixo:

Net Promoter Score (NPS)

O modelo de pesquisa de satisfação NPS se resume em enviar apenas uma pergunta definitiva ao seu cliente: “em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria a nossa empresa para um amigo?”.

Depois dessa coleta, você classifica os seus clientes em promotores (os que estão totalmente satisfeitos com o seu negócio), neutros (os que são indiferentes) e os detratores (os insatisfeitos). Assim, você consegue avaliar melhor a sua marca e criar um plano de ação potente para reverter os quadros negativos.

Escolha uma Plataforma de Pesquisa Completa

Outro critério que merece a sua atenção é na hora de escolher uma plataforma de pesquisa de satisfação. Isso porque, para você realizar um excelente trabalho e não perder tempo fazendo gráficos e cálculos manuais é essencial contar com a ajuda da tecnologia para evitar retrabalhos.

Atualmente, existem diversas plataformas que oferecem soluções incríveis para facilitar a criação de pesquisas, a coleta de dados e também a mensuração de resultados, como a binds.co. Por isso, conheça bem todos os planos oferecidos pelas empresas e escolha o que apresenta o melhor custo-benefício.

A plataforma precisa permitir o envio de questionários personalizados para o seu banco de dados, avaliar os resultados em tempo real e ainda proporcionar uma ótima experiência para o usuário — por exemplo: já imaginou enviar um questionário que não seja responsivo (que não se adapta às mais diversas telas) e o seu cliente não conseguir responder a pesquisa pelo celular? Certamente, ele vai desistir de responder, não é mesmo?

O que você achou das dicas para mensurar a satisfação do cliente? Compartilhe com a gente nos comentários!

Fonte das imagens: Depositphotos, Pixaba

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