[ editar artigo]

Comunicação via e-mail

Você, amiga empreendedora, tem cuidado e se preocupa com o uso de seu e-mail, como ferramenta cotidiana, dando a devida atenção à escrita correta bem como a organização textual de seus pensamentos?

Fonte da imagem: Reprodução

Se sua resposta foi positiva, parabéns! Caso contrário é bom rever suas ações e compreender que um texto pode construir ou denegrir sua imagem profissional. Portanto, lembre-se que o e-mail é um documento, o que for redigido fica registrado e pode ser usado contra ou ao seu favor.

A arte de se comunicar com simplicidade é essencial para compor qualquer texto. Assim sendo, busque escrever de forma concisa, clara e objetiva. Redija sempre uma saudação inicial e final, com grau de formalidade adequado de acordo com seu remetente. Utilizar "Prezado(a)" e "Atenciosamente" são maneiras bem formais de iniciar e terminar um e-mail. "Olá", "Bom dia", "abraços" são maneiras menos formais, mas condizentes com mensagens para pessoas mais próximas/conhecidas.

Esteja atenta à repetição de termos sem necessidade ou construções truncadas; evite dizer em muitas palavras o que poderia dizer em poucas. Escrever em tópicos pode garantir uma melhor organização das ideias. Já para facilitar a leitura, dê espaço entre os parágrafos. Evite abreviar as palavras, principalmente em e-mails formais, pois isso passa a impressão de pressa e/ou falta de cuidado com o interlocutor. Cuidado também com palavras mal colocadas e destinatários errados; um engano pode causar grandes estragos.

Releia, antes de enviar, tudo o que você escreve. Um abraço ROSA e boa comunicação pra você!

Aline Caldas é Fonoaudióloga com especialização em Linguagem e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco.  Criadora do blog Semear-te , que tem como intuito  favorecer o bem estar, a expansão da consciência e crescimento pessoal dos leitores. Revisora de textos (freelancer) e  Gerente responsável pelas Redes Sociais Facebook e Twitter do Empreendedorismo Rosa.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você