[ editar artigo]

Desafios do crescimento empreendedor

Por Leonardo Grisotto

A perda de cargos formais em consequência da recessão econômica vivida no país vem estimulando trabalhadores a realizar um sonho antigo: o de se tornarem micro empreendedores. De acordo com o Serasa Experian, só no primeiro bimestre de 2016 houve um crescimento de 12,2% no número de empresas abertas em comparação com o mesmo período de 2015. No entanto, para viver do seu próprio negócio é preciso estar preparado: mantê-lo rentável e em constante processo de crescimento requer atenção e um planejamento bem detalhado.

 

Fonte da Imagem: Paula Soares

Crescimento demanda aprendizado, e este último vem com a superação e transposição de obstáculos. Os desafios encontrados vão depender do estágio em que a empresa se encontra, mas existem basicamente quatro grandes gargalos a serem enfrentados: mercado, liderança, estrutura interna e legislação.

À medida que vai crescendo, conquistar o mercado vai se tornando cada vez mais desafiador para uma empresa, e isso se dá devido ao alto grau de concorrência. Explorar novos nichos e segmentos torna-se crucial nessa tarefa. Além disso, identificar o cliente ideal e refinar a força e o processo de vendas são fundamentais para superar esse desafio.

A liderança é outro ponto extremamente importante: uma empresa não vai crescer se não possuir líderes capazes de sustentá-la. A expansão do negócio requer pessoas que tomem a frente dos desafios e busquem soluções, por meio de uma equipe engajada e motivada. Outro pilar que deve ser muito bem trabalhado é o cuidado com sua estrutura interna: crescer sem organização é, literalmente, um tiro no pé. A evolução desordenada custará caro à empresa, visto que haverá desperdícios, desvios, retrabalhos, mais burocracias e desentendimentos entre a equipe. Apenas empresas que se estruturam corretamente conseguem crescer de forma saudável e duradoura.

A legislação também é um grande entrave. Devido ao teto estipulado para as pequenas empresas, após ultrapassar a barreira de faturamento de R$ 3,6 milhões/ano, elas são obrigadas a entrar em outros regimes fiscais e com isso há um aumento significativo na tributação sobre lucros e folha de pagamento de seus funcionários. Dessa mudança vem a grande dificuldade em crescer: sem um planejamento detalhado e o auxílio de consultorias externas o processo torna-se mais difícil.

Não há milagres para que o sucesso chegue: o segredo é trabalho duro e disciplinado. Você precisa buscar soluções para cada um dos pontos acima, e por meio de um bom planejamento e controle firme, é possível tomar decisões mais assertivas guiando assim o negócio pelos melhores caminhos.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você