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Comunicação

“A linguagem corporal é o nosso melhor meio de comunicação.” Nísia Teles

Mais de 90% da comunicação que você produz ou percebe não está nas palavras, mas nos processos automáticos que o seu cérebro comanda, e você nem desconfia que isso aconteça.

Fonte da imagem: Pinterest

Todos nós temos “instinto de conexão”, uma tendência natural de nos conectarmos uns aos outros. E você pode ter certeza que mesmo o mais negativo dos clientes compra uma ideia ou atitude se tiver o estímulo certo.

Fale sempre que tiver vontade e até cante se for o caso, mas lembre-se: comunicar não é o que você diz para as pessoas, é como você transmite por meio das emoções e da linguagem não falada a mensagem a ser passada.

Saber ouvir com atenção, interesse e respeito é uma característica importante das pessoas criativas e comunicativas.

Dicas para uma boa comunicação com o cliente:

  • Escute com atenção;
  • É preciso controle emocional para controlar clientes irritados;
  • Nada de deduzir o que o cliente quer, escute o que ele tem a dizer antes;
  • Identifique o perfil do cliente (personalidade) e, a partir daí, entre em sintonia com ele;
  • Demonstre humildade. Seja atencioso ao dar qualquer tipo de informação ao cliente;
  • Use um vocabulário apropriado para a situação, nada de gírias;
  • Certifique-se que o cliente entendeu a mensagem;
  • Não ignore a carga emocional que o cliente traz para o atendimento;
  • Tente ser você mesmo, da forma mais natural possível.

“Quem não se comunica, se estrumbica!” Abelardo Barbosa (Chacrinha).

Um sorriso rosa para você!

Nísia Teles é empreendedora, sócia-fundadora e diretora de marketing do Empreendedorismo Rosa.

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Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

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