[ editar artigo]

Criatividade não faz amizade com a rotina

Por Daniela Delfini

 

CRIATIVIDADE
substantivo feminino
1. 1.
qualidade ou característica de quem ou do que é criativo.
2. 2.
inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.
3. 3.
ling capacidade que tem o falante de produzir e compreender um número imenso de enunciados, mesmo aqueles que não tinham sido por ele ouvidos ou pronunciados anteriormente [Decorre da competência linguística, que é o conhecimento intuitivo que todo falante possui dos princípios e regras da sua língua.]

Entendo que criatividade seja a liberdade necessária para utilizar o talento e a inteligência com doses de intuição e inventividade.

                                                Fonte da Imagem: Trevisart Fotografia

Como uma típica aquariana sempre fui afeita ao exercício libertário da criatividade e utilizei inúmeras vezes a prática de brainstorming com minhas equipes, ou melhor, a chuva de palpites (termo emprestado da equipe da Fundação Dom Cabral). Trata-se de um exercício, ou seja, não basta fazer uma só vez, é preciso repetir até que se torne confortável para todos e então, mudamos o estímulo pois, a criatividade não faz amizade com a rotina.

Inovar, ir contra a corrente, ser a ovelha negra da manada, destacar-se na multidão exige coragem, mas olha só, mais uma grande oportunidade: diferenciar-se.

Motivada pelo tema fui fazer uma pesquisa na internet e bingo! Essa é uma das recomendações para exercitar a criatividade: pesquisar, ser curioso, assim como avaliar a ideia e planejar o que se pretende fazer. Do ponto de vista pessoal temos que fazer outros deliciosos exercícios: quebrar a rotina, ter flexibilidade, coragem, confiança e autoestima, ousar e agir.

Alguns exemplos de criatividade e inovação em pequenas e médias empresas que me deixaram inspirada nos últimos tempos:

Atina – produz ingredientes naturais e certificados para a indústria cosmética a partir da biodiversidade brasileira. (Sim, eles fornecem para uma das empresas mais admiradas, a Natura)

Biotechnos – transforma resíduos (óleos e gorduras residuais) em energia. (Lixo vira energia, isso é comum na Alemanha, mas aqui no Brasil, chega a emocionar!)

Brasilozônio – utiliza o ozônio no lugar de produtos químicos e, com baixo consumo elétrico, trata água, ar e efluentes. (É de brilhar os olhos! Inclusive pela paixão e humildade do fundador.)

CBPak – descobriu que a fécula de batata pode ser usada para fabricar embalagens totalmente biodegradáveis (Xô copinhos plásticos! O material é incrível e muito mais funcional)

Courrieros – entregas rápidas feitas por ciclistas. (Tenho pavor da poluição e barulho das motos no trânsito estressado de São Paulo, e você?)

Morada da Floresta – compostagem de lixo orgânico doméstico. (Também não gosto da ideia das inofensivas minhocas dentro de casa, mas saber que essa matéria aproveitável vai para o aterro exige de nós uma atitude diferente.)

TerraCycle – programa de reciclagem que convido todos a conhecer e a começar imediatamente! Buchas de lavar louça, tubos de pasta de dente, escovas de dente, material de escritório e escolar, vamos lá gente, organize a coleta com seus vizinhos ou na escola dos filhos, esse é para todo mundo. (Ou você acha que “jogar fora” ainda faz sentido? Onde é o “bota fora” do nosso planeta?)
Todas essas empresas são fruto do sonho de empreendedores e foram apoiadas em uma iniciativa do GVCes, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas em 2015. E sabe qual a boa notícia? Estão abertas as inscrições para novas iniciativas a serem apoiadas ao longo de 2016.

Que tal enviar sua proposta?

Eu estive na reunião de planejamento e na divulgação dos resultados, garanto a vocês que surpresa e encantamento não foram os únicos frutos colhidos, novos negócios e eficiência operacional também fizeram parte da colheita dessas ações que começaram com uma ideia criativa.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você