[ editar artigo]

Cultive os melhores parceiros

Qualquer empreendedora, mesmo aquela que começou a empreender ontem, descobre muito rápido que fazer parcerias é um excelente meio de avançar mais, errar menos, desvendar atalhos para o sucesso, ampliar o networking, agregar valor ao próprio negócio. Sem parcerias, você leva mais tempo para chamar a atenção de clientes. Com parcerias, consegue fazer mais e melhor no seu mercado de atuação. Sem parcerias, você fica menos sabida. Com parcerias, aprende, ensina e recicla ideias também.

Fonte da imagem: Flick

Exatamente por isso é uma enorme cilada estabelecer parcerias com quem segue a política do “venha a nós”. As melhores parcerias se comportam no estilo “ganha-ganha”, conforme aprendi nas aulas de negociação estratégica do genial professor Donald Mac Nicol, no meu curso de especialização em negócios no Insper-SP.

Se um dos maiores desafios dos empreendedores é fazer mais com menos (e esse menos, às vezes, beira o zero), essa é uma excelente forma de driblar a falta de recursos: de caixa, de gente, de logística, de marketing, de inteligência digital.

Não há nada de errado em buscar se aliar a alguém que seja excelente em algum aspecto do negócio que você não domina. Cuidado apenas para não focar apenas nas suas vantagens e se distrair na contrapartida! É fundamental que haja troca. Doação é no Criança Esperança. Boas parcerias para você!

Joyce Moysés é consultora e jornalista especializada em comportamento feminino, escritora e palestrante de liderança feminina. Fez vários cursos nas áreas de gestão e liderança, como o de Gestão de Negócios no Insper. Nos últimos 25 anos trabalhou nas revistas Nova e Claudia, e já escreveu artigos para Alfa, Máxima  e Você S/A. Em 2010, participou do lançamento do Movimento Habla, para mapear tendências de comportamento das mulheres. Em 2012, coordenou o Prêmio Claudia e editou Claudia Noivas e Claudia Bebê. MULHERES DE SUCESSO QUEREM PODER… AMAR é seu primeiro livro. Atualmente faz palestras, produz conteúdo para publicações impressas, multimídia e eventos, escreve seu segundo livro, participa de programas de tevê e é parceira do projeto De Peito Aberto.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você