[ editar artigo]

Da comunicação à expressão

As exigências do mercado de trabalho são uma grande preocupação, para aqueles que buscam ou desejam preservar seus empregos. Neste mundo globalizado e competitivo, a necessidade de aperfeiçoamento e capacitação tem se tornado uma constante no cotidiano.

Fonte da imagem: Reprodução

Uma das riquezas humanas é a capacidade de comunicação: saber absorver mensagens e transmitir ideias. Você já parou pra pensar que dominar as palavras e saber argumentar são fatores que podem fazer a diferença em sua carreira? Neste contexto, falar e  escrever bem tem uma importância fundamental, sabia?

No mundo corporativo, não basta o profissional ter um currículo cheio de cursos e cargos importantes. Ele deve saber se expressar, na linguagem oral e/ou escrita, empregando corretamente o próprio idioma. Unir a escrita padronizada, de acordo com as normas de nossa língua, à habilidade da comunicação oral é agregar valor à sua imagem profissional, o que poderá favorecer ao aumento de sua credibilidade e sucesso.

Organize o seu raciocínio. Pense antes de falar ou escrever, pois mais do que falar/escrever corretamente, você precisará transmitir seus pensamentos de modo a não comprometer o entendimento da mensagem, independente da sua área de atuação.

A leitura ajuda a aumentar o vocabulário e ampliar o seu nível de conhecimento. Quanto mais você crescer na profissão, mais precisará da comunicação. Afinal, participará de reuniões e decisões, vivenciará processos interativos com diversas pessoas, apresentará projetos, desta forma, se sua comunicação não for eficiente, além de você deixar de crescer, poderá perder seu espaço.

No universo das empresas, os departamentos de recursos humanos estão mais exigentes do que nunca em relação à Língua Portuguesa. O bom aprendizado de nossa língua é uma ferramenta fundamental para uma comunicação eficiente e destaque profissional. Aprimore-se!

Aline Caldas é Fonoaudióloga com especialização em Linguagem e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Empresária do ramo de Artes Decorativas. Criadora do blog Semear-te onde publica, semanalmente, textos com o intuito de favorecer o bem estar, a expansão da consciência e crescimento pessoal dos leitores. Empreendedora, revisora de textos e responsável pelas redes sociais do Empreendedorismo Rosa.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você