[ editar artigo]

De cozinheiras a chef ́s empreendedoras

Por Erica Zanotti

No começo do mês, fui convidada para participar da Feirinha Gastronômica do Bem, que aconteceu no dia 08 de março, na Praça Charles Muller. Nesta versão, em homenagem ao dia da mulher, só havia Chefs femininas.

Fiquei muito orgulhosa de ter sido convidada. Minha fala seria sobre a importância da mulher na gastronomia e fui então pesquisar um pouco mais sobre o tema. A primeira iniciativa foi falar com amigos para entender as impressões. Logo na primeira conversa com duas amigas ouvi que mulher normalmente sabe fazer bem o “feijão com arroz”, mas para pratos mais elaborados e alta gastronomia, eram os homens que tinham domínio.

Como quase 100% dos empreendedores que apoiamos são mulheres, e muitas trabalham com alimentação, fiquei Intrigada e resolvi pesquisar. Logo de cara, a primeira matéria que apareceu no google foi: “10 mulheres comandam a gastronomia no Brasil”, com destaque para a Chef Helena Rizzo, considerada a melhor do mundo por uma revista britânica. E depois dessa, muitas outras notícias exaltando grandes chefs brasileiras. Além disso, durante a Feira, pude provar pratos deliciosos de outras 10 mulheres que são Chefs e donas do próprio negócio.

Aqui mesmo, no Consulado da Mulher, 90% das guerreiras são da área de alimentação, como a Nice, que vendia bolos no Largo da Batata e hoje é chocolatier e fornece coffee breaks para grandes empresas, ou a Socorro, que só cozinhava em casa e com as suas sócias abriu um restaurante e assumiu a alimentação de toda uma escola na Zona Sul.

Cheguei à conclusão de que as minhas amigas precisavam se informar melhor e que a mulher não é mais a cozinheira da cozinha de casa, ela agora é profissional da cozinha, Chef, dona de restaurante.

Aproveito para compartilhar com as leitoras do Empreendedorismo Rosa e parabenizar as que empreendem na área da alimentação pelo sucesso, criatividade e persistência!

 

Fonte da Imagem: Consulado da Mulher

Em tempo: Aproveitamos para convidá-la a participar do Prêmio Consulado da Mulher, onde empreendimentos coletivos das áreas de lavanderia e alimentação de todo o Brasil poderão se inscrever até o dia 06 de abril Para se inscrever você deverá preencher o Formulário de Inscrição de Projetos – Prêmio Consulado da Mulher, disponível no site do Consulado da Mulher (www.consuladodamulher.org.br/premio2015).

Após preenchido, o material deve ser enviado por e-mail para premio@consuladodamulher.org.br.

Sobre o Consulado da Mulher:

O “Prêmio Consulado da Mulher 2015 de Empreendedorismo Feminino” foi criado em 2013 com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Consulado da Mulher nacionalmente. O Consulado da Mulher é a Consul transformando os sonhos em realidade. Incentivamos e viabilizamos geração de renda para melhorar a qualidade de vida das pessoas, investindo no empreendedorismo feminino. As mulheres, que fazem de conquistas pessoais transformações em cadeia, conseguem impactar as suas comunidades e não deixam ninguém de fora dessa história. Em nossos 13 anos de atuação, são mais de 33 mil pessoas beneficiadas por todo o Brasil. A gente faz história!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você