[ editar artigo]

Décimo Terceiro Salário - Entre mocinho e vilão

A gratificação de Natal, conhecida como décimo terceiro salário (13o salário) é uma gratificação anual que todas as empresas devem pagar aos seus funcionários, até aqui nenhuma novidade, passa o Dia das Crianças e começa várias noticias e dicas sobre como gastar esse valor: Compras? Pagar as dívidas? Investir?

Fonte de Imagem: Google

Pensando em como se era “feliz e não sabia”, como empreendedoras a coisa muda de figura, a preocupação é outra: Quanto tenho que pagar? Será que o caixa vai dar? Será que tenho mesmo que pagar? Enfim, ele pode ser ao mesmo tempo o mocinho como o vilão, de sonho pode virar pesadelo, mesmo ocorrendo todos os anos.

Para não cair em armadilhas fique atenta e faça o planejamento:

- A primeira parcela deve ser paga entre 01/fevereiro a 30/novembro (esse ano até o dia 29) ou por ocasião das férias, se solicitado pelo empregado. (Para não acumular as contas no final do ano optei em pagar sempre em julho).

- Pagamentos variáveis como comissão e horas extras também integram a base de cálculo (muitas erram na hora de planejar considerando somente o sálario registrado)

- Sobre esses pagamentos também indice os impostos/deduções: FGTS (nas duas parcelas), INSS, IRRF, Pensão alimenticia, etc... (um pequeno detalhe também esquecido)

- A segunda parcela deve ser paga até 20/dezembro, nesta parcela é que haverá incidência das retenções de impostos. (Um erro comum é querer pagar só em dezembro, uma atitude passível de multa).

- Procure guardar esse valor mensalmente, não dependendo de empréstimos ou desconto de titulos junto a bancos, pois além de ser um dinheiro caro, nem sempre é certo. (Sabemos o quanto é dificil para alguns negócios, mas é um hábito a ser adquirido).

- Organize-se também sobre as atividades neste período, o período costuma ser bom para as comerciantes, mas é preciso planejar para garantir bons produtos no estoque.

Se para 2013 não deu para fazer o adequado planejamento, precupe-se em colocar em ordem para não incorrer em multa pelo não cumprimento do prazo e já prevenir para 2014, pois para o ano que vem tem mais.

Heloisa Motoki é empreendedora, sócia fundadora da Quali Contábil e Consultora Especial no site Fórum Contábeis . Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Women”. Há 16 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo.

A Quali Contábil é uma empresa nacional e jovem que atua na que presta serviços nas áreas Contábil, Fiscal, Trabalhista e Societária para todos os seguimentos (Comércio, Indústria e Serviços) e portes (Micro, Pequena e Média) localizados em São Paulo e Grande São Paulo.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você