[ editar artigo]

Dia Mundial da Voz

Hoje, Dia Mundial da Voz, o Empreendedorismo Rosa, que tem duas fonoaudiólogas em sua equipe (Lênia Luz e Aline Caldas), publica com muito carinho o artigo da grande Empreendedora da Fonoaudiologia - Dra. Mara Behlau.

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa

Seja amigo da sua voz

O Dia Mundial da Voz nasceu no Brasil, em 1999, sendo hoje celebrado em todo o mundo. Com a nossa voz transmitimos palavras e ideias, comunicamos sentimentos, sensações e emoções, damos ordens e acalmamos quem nos ouve. Milhões de indivíduos usam a voz em seu trabalho e, por isso, são chamados de profissionais da voz, como professores, locutores, advogados e vendedores.  Para muitas pessoas, a voz transforma-se em arte, como nos atores e cantores, os profissionais da voz artística.

Apesar de a voz ter reconhecida importância, nem sempre lhe damos o devido valor. Infelizmente, a cidade de São Paulo detém o título de uma das regiões de maior ocorrência de câncer de laringe, que pode ser tratado com sucesso, se diagnosticado precocemente. Rouquidão, embora seja sintoma de uma alteração benigna, como edema (inchaço), nódulos (calos) ou cistos, pode também sinalizar a presença de um tumor. Desta forma, consulte um especialista se sua voz estiver alterada por mais de quinze dias.

No ano passado, o Prof Johan Sundberg, da Suécia, organizou um movimento mundial, criando um comitê de planejamento para o Dia Mundial da Voz 2013 (World Voice Day Group – WVD Group), cuja missão é “compartilhar o entusiasmo do fenômeno VOZ com o público, cientistas e diversas organizações”. Este evento tem uma  programação bastante interessante, que se expande pela semana do dia 16 de abril, com palestras, concertos, shows e também atendimento à população em geral, para sanar dúvidas sobre a saúde de sua voz. No Brasil, a maioria dos serviços públicos e universitários organiza atendimento médico e fonoaudiológico de triagem de problemas de voz, aberto à população.

Uma das mais desafiadoras iniciativas do WVD Group é o Concerto Coral Global que acompanhará o caminho do sol, no dia 16 de abril. Às 19h30min, hora local, um concerto acontecerá em diversos locais do mundo, iniciando na Nova Zelândia e terminando no Havaí. São mais de 100 concertos que representam a voz do mundo e já há 8 deles registrados pelo Brasil, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Porto Alegre e Vitória.

Você pode acompanhar os eventos do WVD Group na página eletrônica ou também pelo Facebook.

Além disso, seja AMIGO DE SUA VOZ tomando alguns cuidados simples e úteis para mantê-la saudável:

  • Fale naturalmente, sem fazer força, articulando bem as palavras.
  • Respire antes de falar e não use o ar até o final.
  • Evite pigarrear, falar muito alto e gritar constantemente.
  • Procure não conversar em locais muito barulhentos, pois a voz pode ficar cansada.
  • Use roupas confortáveis, para respirar melhor e deixar os movimentos do corpo livres.
  • Não fume, beba com moderação, pois o cigarro e as bebidas alcoólicas são os maiores inimigos da voz e aumentam o risco de câncer.
  • Tome água regularmente ao longo do dia, para manter seu corpo hidratado e a voz ser produzida com maior facilidade.
  • Evite falar muito durante gripes e resfriados.
  • Procure um médico ou um fonoaudiólogo se ficar rouca por mais de 15 dias, ou se perceber que sua voz vem mudando.
  • Busque orientação se você for um profissional da voz, a fim de conhecer melhor seu instrumento.
  • Mara Behlau e equipe do CEV

    Mara Behlau possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1977), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1984) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1986). Professora permanente do programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana: Campo Fonoaudiológico da Universidade Federal de São Paulo. Presidente eleita da International Association For Logopedics And Phoniatrics - IALP (2007-2010). Presidente eleita da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - SBFa (2010-2011). Membro do corpo diretivo e científico da The Voice Foundation. Representante internacional da Pacific Voice And Speech Foundation. Membro do Advisory Scientific Committee do 4º Congresso Mundial da Voz (Coréia do Sul - 2010). Diretora do Centro de Estudos da Voz - CEV, onde coordena o Curso de Especialização em Voz - CECEV e o Programa de Estudos Continuados do CEV - PECCEV. Fonoaudióloga da Clínica do Centro de Estudos da Voz - CLINCEV. Consultora em Comunicação Humana para organizações. É pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Avaliação e Tratamento dos Distúrbios da Voz, cujas linhas de pesquisas são Avaliação dos Distúrbios da Voz, Tratamento dos Distúrbios da Voz, Voz da Infância à Senescência e Competência Comunicativa e Voz Profissional. É editora Científica do Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - JSBFa e Editora Executiva da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - RSBFa . Faz parte do corpo editorial de diversas revistas científicas nacionais e internacionais, das quais se destaca o Journal of Voice. Recebeu mais de 50 prêmios científicos, menções honrosas e honrarias de sociedades científicas nacionais e internacionais das quais se destacam o grande prêmio Mérito Fonoaudiológico da SBFa em 2004 e o Pacific Voice And Speech Foundation Achievement Award in the Field of Voice conferido pela Pacific Voice and Speech Foundation em 1997. Atua principalmente nas seguintes áreas da Fonoaudiologia: Avaliação e Tratamento dos Distúrbios da Voz, Desenvolvimento de Voz Normal e Profissional, Acústica da Voz e da Fala e Competência Comunicativa.

    Empreendedorismo Rosa
    Empreendedorismo Rosa
    Empreendedorismo Rosa Seguir

    Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

    Ler matéria completa
    Indicados para você