[ editar artigo]

Elas por Eles - Eduardo Carmello

O convidado de nossa coluna Elas por Eles de hoje é Eduardo Carmello, Consultor Organizacional e Educacional, especialista em Gestão Estratégica e de Capital Humano. Diretor da ENTHEUSIASMOS CONSULTORIA EM TALENTOS HUMANOS. Palestrante Top 5 do Top of Mind de Recursos Humanos do Estadão. Coach certificado pelo ICC – International Community Coaching (Lambent do Brasil). Docente convidado do MBA Gestão Estratégica do Conhecimento do SENAC/SP. Master Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística. Autor dos livros “Resiliência: a transformação como ferramenta para construir empresas de valor“ (Editora Gente 2008) e Supere: a arte de lidar com as adversidades” (Gente - 2004). É Colaborador da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos e da ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento.

Fonte da imagem: Divulgação

Não é uma questão de sensibilidade, mas sim de inteligência, competência e mérito. Eduardo Carmello

"Sim, que as mulheres ganharam espaço no mundo dos negócios, todo mundo já sabe. Felizmente já passamos daquela fase de espanto e ironia sobre o duvidoso sucesso do Empreendedorismo e Liderança Feminina. A ascensão da mulher no mundo dos negócios, hoje comprovado, não se deve somente a vantagens como sensibilidade ou multifuncionalidade.

Trata-se de inteligência, de competência e mérito. A mulher se destaca – e merece esse diferencial – simplesmente porque é mais competente. Ponto!

Competência em criar diferencial, em trabalhar com a diversidade, em conseguir ser resiliente e versátil, em compreender infinitamente melhor os desejos dos consumidores e clientes. Homens estão perdendo seu espaço e seu cargo, pois o seu conhecimento limitado sobre Gestão e Liderança não é mais tão relevante para o mercado e seus consumidores. Gestão não se limita a promover corte de custos, ser expert em investimento financeiro, comprar uma empresa em baixa para vendê-la três anos depois e lucrar com isso (o que a gestão masculina desatualizada valoriza em excesso).

Empreendedorismo é inovação, criação de valor, lidar com os vários stakeholders, investir em capital humano, despertar confiança. Gestão estratégica é compreender que o futuro próximo é baseado em capacidade de realizar propósitos, manifestar valores, construir vida com dignidade. A mulher se destaca, cada vez mais, porque é potencialmente competente para lidar com todas essas transformações que a liderança das empresas precisa para posicionar-se em mercados de alta performance. Se uma mulher, hoje, ocupa um alto cargo numa organização, temos 90% de certeza que foi por mérito. Por demonstrar competência para isso. E ela não precisa de elogio ou admiração por sua “feminilidade” na gestão. Ela precisa do seu respeito.

Portanto, da próxima vez que vir uma mulher fazendo um ótimo trabalho, não se espante, nem ao menos faça comentários irônicos. Seja respeitoso e procure conhecer como ela conseguiu adquirir competência para tal. E trate de aprender com ela. Pois, através do Empreendedorismo e Liderança, as mulheres aparecem para sinalizar o futuro e para ensinar como participar dele.

Porque se a “gestão masculina” não está fazendo o que precisa ser feito para construir um futuro sustentável para a sua Organização, a “gestão feminina” o fará. Por sua competência e mérito!"

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você