[ editar artigo]

Elas, vocês e eu: Realizando sonhos!

Por Eduardo Senise

Se eu perguntasse a você quem foi a jovem que mais se destacou no mundo em 2014, qual seria sua resposta?

Caso você não tenha se lembrado de nem uma única jovem mulher que tenha tido destaque este ano, não se envergonhe. Esta talvez seja apenas mais uma prova do quanto a nossa sociedade ainda é sexista e não divulga da devida forma conquistas femininas.

Mas aproveitando o fim do ano e as tão faladas retrospectivas, eu me fiz esta pergunta. Cheguei a duas personalidades e histórias bastante diferentes e gostaria de apresenta-las, caso você não as conheça.

A primeira, ainda longe da vida adulta, já inspira pessoas de todas as idades pela determinação de ser a primeira pessoa a chegar onde nenhum homem ou mulher jamais esteve. A segunda, uma ativista e empreendedora social, capaz de chamar a atenção do mundo para a causa da educação feminina. Considero ambas tremendamente inspiradoras!

Alyssa Carson (http://goo.gl/GtUfmv) de apenas 13 anos quer ser a primeira pessoa a pisar em Marte, em uma missão projetada pela NASA (Agência Espacial Americana) para acontecer em 2033! Com total apoio dos pais e muito motivada para o duro trabalho que tem pela frente, ela precisa conseguir dar conta de uma enormidade de saberes necessários a viagem espacial.

Buscar um conhecimento profundo da Matemática, Ciências, Mecânica, Física e outras disciplinas. Assim como manter a saúde e a forma ideal para uma viagem que nunca foi feita e lidar com a ansiedade originada pela preparação de toda essa jornada são tarefas difíceis para esta moça recém-chegada a adolescência.

Malala Yousafzai (http://goo.gl/lMtZ90) aos 17 anos a paquistanesa é a mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 112 anos de história. Desde os 11 anos de idade Malala publicava sob um pseudônimo, um diário onde denunciava as atrocidades cometidas pelo regime Taleban contra meninas que iam à escola em áreas sob controle da milícia.

Em sua luta pelo direito das mulheres terem educação escolar em seu país Malala chegou a ser vítima de um atentado, foi baleada na cabeça. Hoje, já recuperada, ela vive na Inglaterra e continua defender o direito das jovens paquistanesas estudarem.

Alyssa e Malala, cada uma ao seu estilo, são exemplos de empreendedorismo. Mulheres que não se conformaram com o status quo e buscam os seus sonhos. Que em 2015 elas, vocês e eu possamos realizar muito mais!

Feliz 2015 e até a próxima!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você