[ editar artigo]

Empreendedorismo e Procrastinação - Parte III

Procrastinação não combina com empreendedorismo. Veja como lidar com isso e mudar sua atitude.

Esse é o terceiro e último arquivo da série "Procrastinação e Empreendedorismo".

Fonte da imagem: Flickr

No primeiro artigo, (link aqui), vimos que procrastinar, ou "deixar para um amanhã que nunca chega o que deveria ser feito hoje", é algo normal e que todo mundo faz, por um motivo ou outro - mas até certo limite. Se esse comportamento chega a atrapalhar a vida a ponto de dificultar que a pessoa atinja suas metas ou o desenvolvimento do seu negócio, é necessário tomar uma atitude e lidar com isso. A abordagem mais eficiente para lidar com a procrastinação deve seguir duas linhas paralelas:

  • Focar nos aspectos emocionais
  • Focar nos aspectos práticos

No segundo artigo, (link aqui), discutimos como lidar com os aspectos emocionais, focando no uso da teoria desenvolvida pelo psicólogo americano Albert Ellis, o Modelo ABC (A/ativador - B/Belief ou Crença - C/Consequência).

Em nosso artigo de hoje, comentaremos sobre como focar nos aspectos práticos para lidar de uma vez por todas com a procrastinação.

Focando nos aspectos práticos

Aqui as técnicas mais comuns continuam sendo as mais eficazes, mas com um "twist" para ajudar a aumentar a produtividade, alguns detalhes que fazem a diferença.

  • Planeje-se! Mantenha sua agenda em dia. Organize seu dia, semana e mês, planeje o que fará a cada semana, o que é rotina, o que é essencial.

Twists1. Distrações: Entrar no Facebook, checar e-mails, ler as notícias, pegar um café. Você sabe que irá interromper o que está fazendo mais vezes do que precisa, então se programe: reserve 10 minutos a cada hora para isso, mas que esses minutos sejam após os cinquenta dedicados ao que tem que fazer!

Twist 2: Reserve momentos para o que você gosta. A vida não precisa ser apenas uma longa lista de obrigações. Pessoas que tem tendência a procrastinar já sabem disso, e em parte tem razão, é importante cuidar de si mesmo. Mas tente fazer isso após ter cumprido as obrigações. Se discipline para esperar por esse momento e não para tentar encaixá-lo em qualquer horário, onde não cabe e acaba atrapalhando sua produtividade.

  • Faça uma lista de tarefas, atualize constantemente, diariamente. Separe por prioridade e por tempo de execução (tarefas rápidas podem ser agrupadas e resolvidas em uma tacada).

Twist3: quebre as atividades mais complicadas em atividades mais simples, faça o passo-a-passo, assim você irá se beneficiar de um plano mais detalhado e de verificar que está realizando progressos mais frequentes, o que pode te motivar a seguir para o próximo passo da lista.

Enfim...

A abordagem dupla para combater a procrastinação, focando nos aspectos emocionais e nos aspectos práticos, pode ser uma boa forma de partir para ação, conseguir alcançar seus objetivos e desenvolver seu negócio. Uma vez iniciado o caminho, os passos seguintes são mais fáceis, uma vez que as experiências positivas reforçam o modelo e incentivam sua persistência. Mas ninguém disse que vai ser moleza! Se as coisas ficarem muito difíceis, procure ajuda dos amigos, de pessoas que estão passando por momentos semelhantes, ou ainda de um coach executivo.

Cristiane Piza é economista pela UFRJ e MBA em Finanças pela Columbia Business School e atua na área de Financiamentos Estruturados de um banco internacional. Possui vasta experiência em M&A, tendo atuado em diversas operações pelo ABN AMRO Bank em Nova Iorque e Idea Capital em São Paulo e também em private equity pelo Bioenergy Development Fund. É diretora e co-fundadora do Chapter Brasil do 85 Broads, grupo global para fortalecimento do networking entre mulheres executivas com 30.000 participantes no mundo. É Executive Coach e Life Coach formada pelo Integrated Coaching Institute em curso credenciado pelo International Coaching Federation.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você