[ editar artigo]

Férias! Será que consigo?

Fim de ano chegando, e muitos já começam a pensar e programar as tão esperadas férias ou descanso merecido. E você empreendedora, consegue planejar, cumprir e gozar desse direito?  Não estou falando de 30 dias corridos ou de estar totalmente desconectada do seu negócio, mas sim de algum tempo dedicado a si mesmo.

Fonte da imagem: Star Cash

Evidentemente cada negócio tem seu período de alta rotatividade, onde se ausentar é quase um suicídio comercial ou um grande risco, e outro, onde a baixa demanda sinaliza certa tranquilidade. Nestes, a possibilidade de sair de férias parece ser mais viável e mais fácil de ser organizada, executada.

Todo profissional precisa de um tempo para recompor suas energias, descontrair sua mente e usufruir com sua família, ou amigos, de um tempo dedicado a seu prazer e lazer. Tempo necessário para aliviar a tensão do dia a dia, esvaziar sua mente dos compromissos, como também para reciclar as ideias. A família é uma parte importante do equilíbrio do empreendedor, e este convívio favorece em muito a sua qualidade de vida e sua produtividade no trabalho.

Acredite, é possível abrir espaço para esse descanso, mas isso envolve organização, planejamento, capacidade de delegar e confiar.

Provavelmente esta seja a parte mais complicada, pois delegar a outro o seu negócio, mesmo que por um curto período, implica em sentir-se segura e confiar. Às vezes, você até tem a pessoa a quem confiar, mas não se sente segura. Neste caso, sua tendência controladora ou seus medos podem travar seus planos e inviabilizar suas férias. Em outros momentos, você poderá ter segurança para sair e não ter uma pessoa a quem confiar. Nem sempre é possível equilibrar essa equação, mas, sem dúvida, é importante que você, empreendedora, busque minimizar seus medos e acreditar naqueles que escolhe para trabalhar com você. Distribuir responsabilidades pode diminuir o peso sobre uma única pessoa e permitir uma melhor administração na sua ausência. Pense nisso!

Dispor de algum tempo para você pode fazer uma grande diferença na sua produção criativa, pois, além de gerar satisfação e maior disposição no retorno ao trabalho, gera uma abertura para assimilar novas ideias e incorporar novos conceitos para seu negócio.  Lembre-se que descanso não é uma opção, mas sim uma necessidade. Aproveite, você merece e ainda vai ganhar com isso!

Vânia Vidal de Oliva é Psicóloga Clínica, Psicanalista com mais de 25 anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos e na orientação familiar. Atua hoje na Clinica Casa do Crescer na cidade de Curitiba.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você