[ editar artigo]

Empreendendo com tesão

Por Carla Costa 

Ok! Vamos ao desafio do mês...

Em tempo de temperaturas baixas na bela Curitiba e rumores constantes de crise, a coletividade repete o mantra do negativismo. Xô nuvenzinhas e semblantes cabisbaixos, eu quero mais é festa na alma! Se não for assim, o que justifica a vida? Como escutei recentemente em uma palestra "que a calmaria é que sai do padrão da nossa evolução", estamos aqui para superação constante. Sabemos que os desafios não são poucos e nada parou para que nos ajeitássemos na nova roupagem política menos ainda poderemos nos recolher numa toca e hibernar até que brote a primeira floração dos tempos novos.

Então o que será que vai rolar? Como diria a peixinha mais fofa das telas, Dori, “Continue a nadar!.” Entre tubarões e águas-vivas nós empreendedoras novatas ou experientes vamos encarando os desafios e aprendendo novas formas de nos relacionarmos com as adversidades. Qual é a grande sacada? Colocar energia de quem está vivendo pela primeira vez algo muito bacana, espirito aberto, investigativo e vontade de aprender, colaborar, dividir. O trabalho em conjunto é um excelente exercício criativo, como numa bela orquestra, rica, com instrumentos (cérebros) diferentes e com um resultado de quebra-cabeças em que várias pecinhas formarão uma bela imagem.

De onde tirar energia para superar tanta notícia ruim? Sejamos menos espectadores, desliguemos os canais que vampirizam nossa vontade e vamos correr atrás de inspiração. Mesmo sem sair do escritório já se consegue trazer novas cores para rotina, com uma bela organização física do espaço, boa música, uns quinze minutos de uma leitura mais elaborada sobre algo muito novo que você talvez nunca faça uso, mas se alimente do que há de novo, diariamente. Passeie pelos coworkings, Curitiba está coalhada de locais geniais que trazem novos ares, matricule-se nos workshops, passeie em museus, afinal tem uma infinidade de novidades correndo por aqui para quem está disposto a sair dos padrões das certezas que petrificam as mentes criativas.

Fonte da Imagem: Estúdio Trevisart

No campo da arquitetura de interiores, paisagismo e design, temos exemplos riquíssimos acontecendo continuamente. Exposições anuais como a Casa Cor, o Ecodesign Social são alguns dos eventos que atualizam-nos com apelo estético-funcional, social e cultural. Movimentam a economia local, empregam algumas centenas de mãos de obra, fornecedores, prestadores de serviços, arquitetos, engenheiros e designers, gente criativa que não se rende ao burburinho ruim, que atende cada visitante com aquela energia de quem acredita que fazer com tesão, com o vigor do novo só tem que dar um resultado de excelência.

Curiosamente estes dois eventos são orquestrados por mulheres empreendedoras, fortes, super engajadas em trazer o que há de melhor para nós. Marina Nessi, franqueada Casa Cor há 25 anos e Rose Guazzi coordenadora da Mostra Ecodesign Social são mulheres que não perdem tempo sendo espectadoras de noticia ruim, elas realizam e acreditam que cada vez podemos mais. Resultado: mulheres focadas e com pulso realizam, orquestram centenas de situações e pessoas sem perderem o olhar de onde se quer chegar. Bem, ainda tomando como fonte inspiradora a Casa Cor Curitiba que está em seu mês de exposição, lá é impossível não mergulhar na inspiração. Novos aromas, cores, telas incríveis, atmosfera surpreendente garantida pelo som lounge do espaço Compagás, petspace em contêineres sobrepostos, ambientes para todos os gostos e perfis, café delicioso e uma vista arrebatadora da cidade.

Ainda não se empolgou? Não perca o dia de hoje, permita passear os sentidos, silencie as críticas gratuitas e deixe-se levar. “Com certeza, algo ficará na sua alma empreendedora e dará aquele comichão com a pergunta instigante:” E se eu fizesse assim?...”

Deixo algumas dicas para você manter o tesão empreendedor em alta:

http://www.sonoticiaboa.com.br/

https://br.pinterest.com/

http://casa.abril.com.br/

http://www.hypeness.com.br/

Carpe Diem!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você