[ editar artigo]

Empreender e Amamentar: um desafio possível!

A Semana Mundial do Aleitamento Materno se encerra hoje,  terça-feira. Aproveitando esse tema o  Empreeendedorismo Rosa trás para você um relato amoroso e motivador da empresária e empreendedora Reila Miranda, ela fala sobre o "amamentar e o empreender".

Fonte da imagem: Arquivo pessoal da autora

Ser mãe sempre foi um sonho. Sonho de menina-mulher. Só que este não é um sonho simples, é um daqueles sonhos que muda a vida pro resto da vida. Quando eu comecei a namorar meu companheiro, em abril de 2010, fui logo tratando de dizer-lhe que a maternidade estava latente. Tivemos que esperar um pouco, então só em 08 de outubro de 2010 tirei o contraceptivo. E o incrível é que no dia 08 de novembro descobri que estava grávida de três semanas. Foi um deus nos aguda, porque iniciava-se também o meu empreendimento. Buffet à domicilio, praça de alimentação de feira de negócios, festas infantis, encomendas, eventos corporativos e tudo o que aparecia lá estava,eu, Igor e, Maria ainda no ventre. Quando ela nasceu tive que dar uma pausa aos grandes eventos, mas não deixei de atender as encomendas. Durante os primeiros seis meses de vida da minha borboletinha era constante a sua presença comigo em alguns eventos. Nenhum cliente, até o presente momento, colocou obstáculo a sua presença e ao direito à amamentação. Quando não era possível conciliar, eu a deixava em casa com seu potinho de leite materno que lhe era oferecido no copinho para não corrermos o risco do desmame precoce.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a mulher deve alimentar o filho (a) até o sexto mês de vida, exclusivamente com leite materno (LM). Isso garante a criança uma série de benefícios à sua saúde. E pra mim, na minha experiência de amamentar Maria, o maior benefício, creio eu é o vínculo que temos. A Maria me conhece tão bem e, é incrível o carinho e o amor que sentimos uma pela outra. Infelizmente, no Brasil, nem todas as mulheres podem exercer este direito plenamente. A licença maternidade obrigatória é de apenas quatro meses. O que inviabiliza seguir a recomendação da OMS.

Ser empreendedora foi o que possibilitou não só amamentar nos seis primeiros meses exclusivamente, como continuar ainda hoje a amamentar a Maria em livre demanda, conjuntamente com sua alimentação sólida. E agora que abrimos o RM Café, ela fica durante o dia na escola. Alimenta-se em uma dieta balanceada a sua idade e à noite continuamos com a amamentação.

Pude conciliar a Maternidade Ativa com o empreendedorismo. No Reila Miranda Buffet e no RM Café, as mães que trabalham terão direito à amamentação em locais apropriados.

Meu desejo é que todas as mulheres brasileiras possam ter a oportunidade de amamentar e desenvolver a sua vida profissional, sem ter que optar entre uma coisa e outra.

Reila Miranda
Chef de Cozinha, Banqueteira
Serviço de Buffet à domicilio

RM Café
(11) 2093-0905
reila@reilamirandabuffet.com.br
www.reilamirandabuffet.com.br
Rua Ururaí, 90, Tatuapé

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você