[ editar artigo]

Empreender é mudar o mundo!

Por Laís Menini 

São 21h de um domingo no Chile e, pela primeira vez em muito tempo, eu mal posso esperar pra ser segunda-feira.

Há algum tempo venho tendo essa reflexão de que se a gente acha a segunda chata é porque a vida é chata, e o mínimo sinal de que temos que voltar pra ela, quando um novo dia raiar, já nos deixa naquele estado de desespero tamanho que faz com que o Fantástico seja o pior programa do mundo, mas só porque ele é o anúncio de que o domingo chegou oficialmente ao fim.

Estou no Chile há dez dias. Vim para o bootcamp da Exosphere, uma organização que eu ainda não sei bem definir o que é e nem com o que trabalha, mas que desde novembro do ano passado vem mudando minha vida. Por dois dias no ano passado fiz uma imersão nesse fim de semana empreendedor chamado Exobase. De lá pra cá, pensei muito e acabei, por força das circunstâncias, parando aqui em Viña del Mar, para oito semanas de imersão empreendedora, com gente do mundo todo. Em apenas dez dias já mudei algumas coisas importantes, como meu senso de disciplina e meu cuidado com novos amigos.

Fonte da Imagem: Exosphere

O programa começa às 8h e termina diariamente às 18h. Depois disso, dá pra trabalhar, dá pra curtir, dá até pra tomar uma cerveja de vez em quando, com os novos amigos, que são totalmente diferentes de mim, da minha cultura. Sim, dá pra fazer isso tudo, e dá pra fazer isso tudo em plenitude. Agora eu sei, porque agora eu tenho uma disciplina que antes eu não tinha. E essa disciplina me faz amar a segunda-feira.

Não me entenda mal: amo o fim de semana, nada se compara a essa sensação de não precisar fazer nada muito intelectual e simplesmente curtir a vida, que é curta demais pra não ser vivida. Sábado tivemos uma festa aqui em casa. Hoje enchi a cara de lasanha como se não houvesse amanhã (e nem balança). Mas segunda-feira, segunda-feira é um dia especial.

Quando você está nesse caminho empreendedor, tentando se descobrir, tentando saber o que é que realmente você consegue fazer em um mundo onde tudo muda o tempo todo – principalmente quando se trabalha com tecnologia para seres humanos – todo dia é um novo dia de aprendizado, por mais que isso seja desgastante ou confuso. É preciso olhar pro amanhã como se a gente fosse uma criança que vai aprender a ler: isso vai mudar a nossa vida e tudo será novo. E se por mais um dia eu conseguir (ou, pelo menos, tentar) enxergar as coisas por esse prisma, significa que esse é o caminho certo.

E assim eu quero que seja toda a semana. Podia começar o texto com “são 21h de uma quarta-feira no Chile”, porque eu também amaria a quinta-feira. E se fosse sexta, eu com certeza iria adorar ter um sábado de preguiça. Porque aprendi, em dez dias nesse “acampamento militar empreendedor”, que cada hoje é o dia perfeito pra fazer a diferença, e o amanhã é a continuação disso.

Então, sim: eu estou louca pra segunda chegar. Estou contando os minutos pra viver novos desafios, aprender novas coisas e crescer como ser humano, como pessoa, e não apenas como futura-CEO-de-alguma-coisa-que-nem-precisa-dessa-sigla.

Empreender não é fazer a diferença no mundo como gestor. É gerir o modo como seu próprio mundo vai fazer diferença.

Em tempo: Pela primeira vez no Brasil, na cidade de Curitiba, uma imersão empreendedora focada no universo feminino.

Empreendedorismo Rosa e a Exosphere, estão juntos nesta ação empreendedora. Mais informações AQUI

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você