[ editar artigo]

Empreender, um caminhar sobre brasas

Por Mônica Raposo

Imagine um caminho de brasas na sua frente pegando fogo e você descalço tendo de percorrer esse caminho. Porém, antes de você atravessar, ainda jogam mais algumas pás de brasas bem quentes, qual seria a sensação: Medo? Dor? Pânico? Vontade de desistir? O que você faria? Atravessaria ou desistiria? Eu tive essa experiência anos atrás em um curso que fiz no Instituto Tadashi Kadomoto.

Claro que existe todo um preparo “mental” durante um dia inteiro para que você não queime os pés. Eles nos ensinam a ter total controle emocional naquele momento e focar no seu poder pessoal e seus objetivos de futuro. Mas quem não tem esse controle mental pode sim queimar os pés e realmente acontece com algumas pessoas.

Fonte da imagem: Morguile

Quando chegou minha vez, várias coisas passaram pela minha cabeça, mas em nenhum momento pensei em desistir, respirei fundo e controlei meu pensamento em um único objetivo, coragem para enfrentar meus medos. Determinada, nem olhei para baixo, só escutei as brasas trepidando e atravessei com sucesso, e nenhuma marca nos pés!

O que eu ganhei com essa experiência? Andar na brasa significou um grande passo para eu enfrentar o que fosse preciso na vida e superar meus medos e ter resiliência para todos os obstáculos. Aquele caminho de brasas foi uma “metáfora” que fez minha autoconfiança aumentar consideravelmente.

Após esta vivência pedi demissão de uma empresa familiar e abri meu primeiro empreendimento, enfrentei meus medos e iniciei minha jornada empreendedora sozinha. Depois dessa, outras cinco empresas vieram. Essa experiência foi um divisor de águas para mim. O importante disso foi perceber que só crescemos quando saímos da zona de conforto e enfrentamos nossos medos. Se você tiver a oportunidade de enfrentar algum medo, vá em frente e saiba que a autoconfiança é uma grande ferramenta para este enfrentamento.

E lembre-se, jornada empreendedora é um eterno “Caminhar sobre Brasas”. Concordam?

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você