[ editar artigo]

Empresa pequena, com olhar empreendedor grande

Por Lênia Luz

Um dos ensinamentos que tive quando fiz parte do projeto "10.000 Women” foi que mesmo sendo uma empresa pequena deveria ter um olhar grande sobre ela. Afinal, se tenho como objetivo crescer, tenho que desde sempre, olhar e prepará-la para tal.

Hoje compartilho  estes ensinamentos, convidando você a olhar seu empreendimento como algo grande e sustentável financeiramente. Vamos lá?

Fonte da imagem: Corbis

1. Separe os departamentos, atribuições, organize um cronograma de ações e um organograma funcional. Sim, mesmo com uma equipe pequena ( ou sem ela) é fundamental termos um organograma, mesmo que um mesmo colaborador ou sócio seja responsável por muitas funções. Desta maneira, trabalhamos sabedores do que cada um faz e nos habilitamos, ainda que algumas vezes intuitivamente, para auxiliarmos no crescimento da empresa.

2. Dê atenção para todas as etapas produtivas, focando no planejamento estratégico, no monitoramento e reduzindo, inclusive, desperdício de custos e de tempo na execução das ações.

3. Tenha uma comunicação transparente e eficaz com a equipe. Equipe, leia-se aqui, também os seus clientes, fornecedores e parceiros. Enquanto somos uma pequena empresa, devemos aproveitar para exercitar as aprendizagens adquiridas e com isso termos uma comunicação contínua, transparente, clara, assertiva e de ampla escuta. É preciso ouvir e compreender seus pares, afinal muitas boas ideias podem surgir a partir deste pequeno grupo e é com ele que desejamos crescer, não é mesmo?

Planeje, implante, monitore, persista, organize, crie, comunique, escute, produza, fature, valorize, incentive e cresça de maneira a levar esta equipe com você aonde quer que você vá.

E que você chegue aonde deseja e se torne tão grande quanto deseje ser!

Beijo empreendedor rosa

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você