[ editar artigo]

Enquanto uns choram, outros vendem lenços

Por Bárbara Stock

Crise? Sim, crise! Desempregos? Sim, desempregos! Empresas fechando as portas? Sim! Cada dia mais, infelizmente!!! Esse é o cenário atual do Brasil e contra fatos não existem argumentos. Ok! E???

O que fazer em tempos de crise? Primeiro gostaria de chamar você leitor, para uma reflexão: Quando temos um país em desenvolvimento, é natural que mais pessoas “subam” para classe média, mas não vemos quase pessoas da classe média se elevando para riqueza e baseada em meus estudos, acredito que seja pelo fato das grandes companhias conseguirem cada vez mais aportes e infra-estrutura enquanto o pequeno negócio não e com isso, não ter poder de competição igualado. Agora vamos pensar em tempos de crise... Quando o país está sofrendo com ela, as grandes companhias tendem a ser afetadas diretamente também, o que dá a oportunidade do menor pegar a “rebarba” disso. Salvo o case de grandes empresas da construção civil, por ex.

Fonte da Imagem: Paula Soares

 

Vamos pensar como um jogo: Imagine um jogo de baralho em que todas as cartas tenham sido misturadas e embaralhadas antes de iniciar, isso dá poder igual das cartas aos jogadores, certo? Então... Em tempos de crise, as cartas voltam a estar embaralhadas, os grandes e os pequenos estão em resiliência e com isso, todos voltam ao jogo com poderes bem próximos. Mas aqui, ao invés de sorte pelas cartas que vieram em suas mãos o que pesa é a sua mente, planejamento e CRIATIVIDADE.

Essa é à hora de fazer o jogo virar, transformar esse cenário a seu favor, soltar aquela criatividade da sua infância que está presa em você e pensar o seu negócio de fora, assim você ganha visão privilegiada e acalma a mente, que é a principal inimiga nesses tempos. Tenho visto as pessoas muito a flor da pele, estamos parecendo todos à beira de um colapso, mas a verdade é que só quem conseguir manter o equilíbrio e mente focada conseguirá êxito.

Se você já é empreendedor ou deseja empreender, não estou dizendo que é fácil, na realidade é muito difícil. Você passa por muita provação até chegar aonde deseja, pensa em desistir algumas vezes, pessoas vão te desestimular, você vai abrir mão de passear numa sexta a noite para trabalhar, vai se ver lendo e ouvindo podcasts em qualquer lugar e horário, vai se sentir culpado muitas vezes, vai rever seu modelo de negócios outras tantas, mas quando começa a vir o reconhecimento, você terá a certeza de que faria tudo novamente. Empreender é mais uma questão de atitude e não necessariamente de ter um negócio, um estilo de vida que pode ser livre ou não, depende de você.

Outra colocação minha, é sobre quando algo ou um negócio não dão certo. Insucesso não te prova que você é ruim, ao contrário, insucesso te faz ficar melhor. Quando nos deparamos com ele, conseguimos rever o que planejamos de errado, o que fizemos de errado, aonde faltou e o que faltou e ele te faz sair mais maduro, confiante, humilde, grato e principalmente: Mais criativo e focado. Não o encare como algo ruim, nada significa o seu fim, se você acreditar que não é. Na verdade isso pode ser apenas o seu começo, um novo e melhor começo. Já ouviram a história da Phoenix? Nunca diga que você fracassou, diga que você ainda não venceu. Acredite no poder da sua mente, ela junto a seu foco, promovem verdadeiros “milagres”.

Lembre-se, essa é a hora em que todas as cartas estão novamente embaralhadas e consequentemente misturadas e que VOCÊ jogador, volta ao jogo e o melhor: Com poder igualado. “ Vamooo” que agora é a hora de fazer bons negócios, afinal: “Enquanto uns choram, outros vendem lenços. É a filosofia da vida, enquanto você estiver mal, sempre terá alguém se beneficiando com isso.” L. Gomes

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você