[ editar artigo]

Entrevista - Gabriela Onofre

Uma tarde de quarta-feira em SAMPA, debaixo de um calor de 32 graus, entrei no prédio da P&G para entrevistar a Diretora de Comunicação - Gabriela Onofre.

Fui levada por sua secretária Gláucia a uma sala reservada. Após uns 10 minutos, Gabriela chegou com um sorriso muito acolhedor me cumprimentando.  Conheci Gabriela no evento Women in The World, convidei-a para esta entrevista em que ela fala sobre  sua trajetória profissional, como uma INTRAEMPREENDEDORA, dentro desta grande empresa.

Fonte da imagem: Divulgação

Gabriela começou a carreira quando ainda cursava Engenharia de Alimentos na UNICAMP.  Participou de uma empresa Junior onde foi diretora de MKT, descobrindo aí seu talento para a área. Na faculdade, ela passou em um processo seletivo para um estágio em URUAPAN, no México, onde acabou desenvolvendo ainda mais sua competência para o marketing. Trabalhou em uma fábrica de comida mexicana e ajudou a desenvolver outros produtos tex-mex. Regressando ao Brasil se inscreveu no banco de vagas da UNICAMP, entrou na SADIA como estagiária e, em 1998, já formada, iniciou sua trajetória dentro da P&G.

Ao aceitar o primeiro desafio, foi assistente de produto ARIEL (sabão em pó) e ficou nesta ação por três anos, quando foi promovida a gerente posteriormente assumindo a regional da marca Pampers.

Ela nos conta que existe uma política, na empresa, em que pode receber um convite para mudar de função ou pode sugerir sua mudança.  Nesta hora a questiono se ela nunca teve receio de dizer não a esses convites de trabalho e ela comenta: “Nunca tive medo de dizer não. Escolhi sempre pelo melhor para minha carreira, mas  também para minha família.”

Antes de ter o primeiro filho, ela resolveu empreender no ramo da Gastronomia. Juntamente com mais três sócios, abriu o restaurante OBÁ. Depois da segunda gravidez, ela compreendeu que era hora de sair da sociedade.

A empresa P&G tem um sistema de licença maternidade onde a colaboradora pode escolher entre ficar com seu filho por 01 ano em casa e não ser remunerada, mas ao voltar terá sua vaga garantida, ou escolhe trabalhar meio período e ganha metade da remuneração. Gabriela decidiu ficar meio período com João e meio período na empresa. Ao retornar às atividades integrais, recebeu um novo desafio: deveria fazer um novo desenho organizacional para o departamento de MKT, criando soluções para o pequeno varejo. Este projeto foi considerado pela empresa como LOJA de OURO, e existe até hoje.

Ao engravidar de Isabel, ela fez uma escolha diferente, voltou para o trabalho em tempo integral, pois já tinha um esquema familiar organizado. “Quando temos o primeiro filho, achamos que ele não vai viver se voltarmos a trabalhar, mas depois vemos que isso não é uma verdade absoluta e que somos nós que sofremos mais com isso” _ disse Gabriela.

Neste período, ela trabalha, há quase três anos, como gerente de comunicação, quando recebe um convite do Presidente da empresa que, aos seus olhos parece não ser capaz de desenvolver. Antes de tomar uma decisão, leva o questionamento para o amigo-parceiro-marido, e ele afirma: “Se o PRESIDENTE está te chamando é claro que você tem condições de desenvolver muito bem este papel. Eu aposto em você” . Diante desta declaração, ela compreende que sua primeira reação foi o medo do novo e, portanto este medo seria superado ao aceitar este desafio.

Gabriela assume a Diretoria de Comunicação da P&G, responsável pela área corporativa, marcas, relações governamentais e regulatórias, onde está há três anos.  Ela coordena um time de 20 pessoas diretas e 15 pessoas indiretas, na grande maioria mulheres. Talvez por este motivo, ela seja a mentoring de muitas mulheres dentro da empresa.

Quando pergunto a Gabriela qual o maior desafio encontrado até hoje na sua carreira profissional, ela diz que foi ocupar a cadeira que não era área dela de criação: “Tive que sair da minha zona de conforto.”

Diante de tantas atividades como mulher que se desdobra, na vida pessoal e profissional, ela declara que escolheu fazer atividades que propiciam bem-estar como ir às aulas de cerâmica, todas as segundas-feiras, e ter um tempo para fazer exercícios na academia, dentro do condomínio onde reside.

Ao ser questionada sobre quem a inspira, a seguir em sua carreira, ela não pensa duas vezes e revela: “Minha família”.

Ouvindo Gabriela falar sobre sua vida superagitada, perguntei se ela ainda tinha tempo para fazer networking. Ela conta que participa de um grupo de diretoras, VPs  de outras empresas e da própria empresa, onde se reúnem para falar sobre carreira, vida pessoal e ainda fazem novos negócios.

Quando indagada se tem uma mulher como modelo de liderança, ela diz que têm várias, mas que naquele momento vinha à mente Luiza Trajano, uma mulher muito atenciosa e batalhadora.

Solicitei que Gabriela deixasse uma dica inspiradora às nossas leitoras intraempreendedoras e empreendedoras para que elas continuem a traçar seus caminhos: “Tenho por  característica ser positiva , olho sempre para a vida com olhos de positividade. Não sofro porque não consigo resolver tudo no dia. Se não resolvo hoje, resolvo amanhã; não fico sofrendo. Portanto, tenham foco na vida , tenham um olhar amoroso sobre e com as pessoas. Vivam cada dia a cada dia”.

Quando eu já fechava meu notebook e conversávamos sobre o trânsito de São Paulo, ela me diz: “AH! Esqueci de contar, comprei uma franquia, em dezembro, e agora estou empreendendo de novo”.  Eu sorrio e digo: “UAU! E quase você não me conta este feito. Uma curiosidade: por que uma franquia?” Ela responde: “Uma oportunidade de negócio que surgiu; entendo que comprar uma franquia é investir em um empreendimento que já foi testado e deu certo, portanto oportunidade e segurança”.

Trocamos um abraço e nos despedimos. Saí de lá com a certeza de que Gabriela Onofre é muito mais que uma Diretora de Comunicação de uma Multinacional, ela é uma mulher que inspira , é generosa e muito intraempreendedora. Valeu Gabriela Onofre!

Gabriela Onofre Editore é Graduada em Engenharia de Alimentos pela Unicamp. Desde a formação trabalha na P&G em marketing e comunicação.

Lênia Luz - Diretora de Comunicação do Empreendedorismo Rosa.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você